Topo

Jamil Chade

Eduardo Bolsonaro gera indignação e pânico na diplomacia brasileira

Tuíte de Eduardo Bolsonaro em apoio à invasão da embaixada da Venezuela - reprodução redes sociais
Tuíte de Eduardo Bolsonaro em apoio à invasão da embaixada da Venezuela Imagem: reprodução redes sociais

Colunista do UOL

13/11/2019 10h11

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Uma mensagem nas redes sociais por parte de Eduardo Bolsonaro, insinuando um apoio à invasão da embaixada da Venezuela em Brasília, causa pânico e indignação numa ampla parcela do Itamaraty.

O motivo: o Brasil ainda tem uma embaixada e um consulado operando normalmente em Caracas e, caso haja uma chancela do governo brasileiro ao ato em Brasília, a segurança dos diplomatas do país no exterior poderia estar comprometida.

Entre embaixadores e diplomatas de alto escalão do Brasil, a mensagem de Eduardo Bolsonaro foi interpretado como uma sinalização de que o governo de seu pai pode não fazer um esforço para retirar os invasores, aliados de Juan Guaidó.

O ato seguinte poderia simplesmente ser uma ação de reciprocidade por parte do governo Maduro, expulsando os diplomatas brasileiros em Caracas. Entre os cenários temidos, porém, está uma eventual ação de milícias extra-oficiais do governo Maduro, com algum tipo de ataque.

Há quem estime que Maduro não tomaria tal atitude, temendo que tal ato seja usado uma justificativa para uma intervenção estrangeira. "Mas as coisas podem sair do controle", alertou um experiente diplomata.

Pelas regras internacionais, cabe ao governo proteger todas as embaixadas estrangeiras em seu território. A segurança do escritório venezuelano em Brasília, portanto, seria de responsabilidade do estado brasileiro. No Itamaraty, há quem preveja que o Brasil poderá ser denunciado por violar a Convenção de Viena de 1961 que regula os privilégios e imunidade diplomática.

Outros incidentes contra diplomatas foram registrados em La Paz. A embaixada da Venezuela na Bolívia foi alvo de um ataque nos últimos dias.

"Estamos bem e abrigados, mas querem nos massacrar. Ajude-nos a denunciar essa barbárie', escreveu nas redes sociais a embaixadora da Venezuela na Bolívia, Chris González. "Tal como no caso dos incêndios de casas de familiares de membros do governo, nem a Polícia, nem as Forças Armadas protegeram [as instalações]", disse.

As embaixadas do México, país que acolheu Morales, e de Cuba também foram alvos de ameaças.

Em Brasília, a embaixada da Venezuela também foi alvo de uma invasão por parte de simpatizantes da oposição ao presidente Nicolas Maduro.

Os ataques levaram a cúpula da ONU a se manifestar. O porta-voz da entidade, Stéphane Dujarric, emitiu um comunicado solicitando que as autoridades sob controle do governo boliviano "garanta a segurança de todos os cidadãos, funcionários governamentais e cidadãos estrangeiros" em território boliviano.