Topo

Jamil Chade

Putin felicita Biden como presidente eleito, e deixa Bolsonaro por último

Colunista do UOL

15/12/2020 06h07

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, felicitou nesta terça-feira o presidente eleito dos EUA, Joe Biden, por sua vitória nas eleições. O ato deixou o presidente Jair Bolsonaro como o último chefe de estado entre as grandes economias a evitar fazer um gesto de reconhecimento da derrota de Donald Trump, seu principal aliado no mundo.

Numa nota emitida pelo Kremlin, o governo de Moscou indicou que estava aguardando o final do processo eleitoral nos EUA, o que ocorreu na segunda-feira com o voto formal do colégio eleitoral. Mas dezenas de líderes pelo mundo, inclusive parceiros próximos de Trump, como Israel ou Índia, já tinham felicitado Biden pela vitória. Na ONU, o democrata também já era reconhecido como vencedor.

A coluna havia revelado que Brasília não pretendia reconhecer a derrota de Trump e sustentou ao longo de semanas o mesmo discurso do americano de que a eleição tinha sido "roubada". Nenhuma evidência foi a apresentada por Bolsonaro para legitimar o argumento, repetido por blogueiros que fazem parte do bolsonarismo, filhos do presidente e seus aliados.