Topo

Jamil Chade

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Barroso diz que ataques em NY mostram no que parte do Brasil se transformou

Jamil Chade e Leonardo Martins

15/11/2022 21h02Atualizada em 15/11/2022 21h26

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso comentou os ataques que ele vem sofrendo nos últimos dias, em Nova York, nos Estados Unidos, por parte de bolsonaristas.

"É o que parte do Brasil se transformou. Ignorância, falta de educação e fanatismo. Vai dar trabalho consertar", disse à coluna. O ministro está participa de um seminário na cidade americana.

Nesta terça-feira, ele foi abordado por um bolsonarista enquanto caminhava pela cidade americana. Num vídeo que viralizou, o homem questiona Barroso durante a entrada no local do evento: "o senhor vai responder às Forças Armadas? Vai deixar o código fonte ser exposto? Brasil precisa dessa resposta ministro, com todo respeito".

O ministro, então, respondeu: "Perdeu, mané. Não amola". A frase foi uma das mais comentadas do dia nas redes sociais e entre lideranças políticas.

Esse foi o segundo episódio de intimidação que Barroso sofreu durante a viagem aos EUA. Da vez anterior, Barroso pediu que a mulher que o abordou não fosse "grosseira".

Outro que tem sido alvo de constantes ataques nos EUA é o ministro Alexandre de Moraes. Ambos estiveram na mira do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), que fazia ataques às urnas eletrônicas sem apresentar provas.

Bolsonaro perdeu o segundo turno da eleição presidencial para Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que assume o governo federal em 1º de janeiro de 2023.

Barroso se manifestou no Twitter após o episódio de hoje. "A República ideal é feita com integridade, patriotismo, liberdades públicas, igualdade de oportunidades, respeito, pluralismo e uma agenda de interesse público capaz de aglutinar as pessoas, e não dividi-las. Precisamos acertar", escreveu.