Topo

Jamil Chade

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Chinesa Huawei fecha acordo com Brasil para ampliar internet no país

28.fev.23 - Visitante faz testes com celular em estande Huawei Mobile World Congress, em Barcelona - Pau Barrena/AFP
28.fev.23 - Visitante faz testes com celular em estande Huawei Mobile World Congress, em Barcelona Imagem: Pau Barrena/AFP

Colunista do UOL

24/03/2023 13h53Atualizada em 24/03/2023 18h55

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Num acordo assinado com o governo brasileiro, a empresa chinesa Huawei se compromete em colaborar para a expansão da internet no país, garantir maior inclusão digital e facilitar até mesmo a existência da rede em escolas e para permitir o monitoramento de florestas e povos indígenas.

Conforme o UOL revelou com exclusividade na semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usará sua viagem para Pequim, a partir deste fim de semana, para encontros também com os empresários chineses, em especial do setor de tecnologia. Entre os encontros está uma visita à cúpula da gigante Huawei.

Se Lula vai pedir investimentos para a produção de componentes no Brasil, um acordo que será anunciado também vai permitir uma aproximação institucional entre a empresa e o governo brasileiro.

O entendimento tem como objetivo "estabelecer uma agenda de cooperação para o desenvolvimento de iniciativas voltadas à promoção da inclusão digital e da expansão da conectividade no Brasil, com ênfase no impacto que tais ações podem ter na proteção ao meio ambiente na melhor da educação básica brasileira".

O entendimento vai ser assinado com o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável. Pelo acordo, a Huawei se compromete a dar "informações a respeito de suas experiências com projetos de expansão de conectividade e de inclusão digital, bem como facultar aos membros do Conselho que acompanhem a execução de projetos em desenvolvimento, a exemplo de iniciativas desenvolvidas junto a povos indígenas e organizações da sociedade civil voltadas ao monitoramento da biodiversidade e proteção do território indígena".

A empresa ainda afirma que se empenhará a agir na "busca de respostas para o desafio da expansão da conectividade escolar, colocando sua expertise e sua experiência à disposição dos órgãos e entidades públicos responsáveis por essa agenda".

Fica ainda estabelecido que a Huawei buscará "sensibilizar" seus parceiros comerciais e acionistas quanto à importância do tema da inclusão digital e da expansão da conectividade no Brasil. A meta é que a empresa convide esses parceiros comerciais a montar uma articulação "em torno de iniciativas que possam contribuir para o desenvolvimento econômico-social sustentável".

O acordo vai ser assinado entre a Huawei e Paulo Pereira, da Secretaria-Executiva do Conselho Econômico Social Sustentável da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência.

Caberá agora ao Conselho identificar, reunir ou conduzir estudos que permitam elaborar um diagnostico sobre as principais necessidades do país em termos de inclusão digital e expansão de conectividade". Esses levantamentos permitirão mapear as ações entre o país e a empresa.