Lula busca atrair grandes fortunas para combate à pobreza e à fome
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenta convencer as grandes fortunas a aderir ao financiamento do combate contra a pobreza e a fome. Nesta segunda-feira, ele estará ao lado de Bill Gates, em Nova York, para um debate sobre a situação do desenvolvimento social no mundo.
Lula receberá um prêmio da Fundação Bill e Melinda Gates. Mas o objetivo principal é o de aproximar o governo da instituição de filantropia do bilionário americano e convencer as 500 maiores fortunas do mundo a fazer parte da ofensiva.
Pelas contas do Banco Mundial, o combate contra a pobreza precisa de cerca de US$ 180 bilhões por ano, ao longo de uma década.
Pilar da estratégia de Lula no G20 e no palco internacional, a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza que será lançada pelo governo passou a estar no centro da agenda de trabalho de diversos técnicos e assessores da delegação brasileira em Nova York.
Um dos objetivos é o de começar a construir uma institucionalização da iniciativa, com cerca de R$ 20 milhões para o funcionamento da aliança, o estabelecimento de sedes no Brasil, África e Europa e eventualmente a incorporação do projeto dentro da própria estrutura da ONU.
Outra esperança do governo brasileiro é de que o projeto, depois de ganhar alguns dos principais parceiros internacionais, possa ser transformado em uma iniciativa global, com todos os países. Para isso, reuniões estão ocorrendo com grupos regionais e continentais para que a adesão seja em bloco.
Na ONU, no domingo, Lula criticou a falta de ambição das reformas e alertou que "naturalizar a fome de 733 milhões de pessoas seria vergonhoso".
"Voltar atrás em nossos compromissos é colocar em xeque tudo o que construímos tão arduamente", disse.
"Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram o maior empreendimento diplomático dos últimos anos e caminham para se tornarem nosso maior fracasso coletivo. No ritmo atual de implementação, apenas 17% das metas da Agenda 2030 serão atingidas dentro do prazo", alertou.
55 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Elinelson da Silva
Para combater a fome é só diminuir os ministérios inúteis que só estão mamando nas tetas desse desgoverno.
Paulo Roberto Leite Vieira
A fortuna do Maduro está disponível
Rodolfo Silva Fonseca
Conversa fiada! Esse cidadão já está há mais de 20 anos dizendo que vai combater a pobreza. Três mandatos de presidente e nada! Deve ser combater a pobreza dos cumpanheros... E ainda tem gente que acredita nisso... Francamente!