Sanders critica democratas e diz que partido abandonou classe trabalhadora
O senador Bernie Sanders partiu para o ataque contra os democratas, alertando que a derrota nas eleições é consequência da decisão do partido de abandonar a classe trabalhadora.
"Não deve ser uma grande surpresa que um Partido Democrata que abandonou a classe trabalhadora descubra que a classe trabalhadora o abandonou", disse Sanders.
Para ele, a vitória avassaladora de Donald Trump sobre Kamala Harris na eleição de 2024 deve exigir "algumas discussões políticas muito sérias".
"Primeiro, foi a classe trabalhadora branca [que abandonou o partido], e agora são os trabalhadores latinos e negros também. Enquanto a liderança democrata defende o status quo, o povo americano está irritado e quer mudanças. E eles estão certos", disse.
Pela primeira vez, mais de 50% dos homens latinos votaram por Trump.
Sanders, que acaba de ser reeleito para mais um mandato em Vermont, não pareceu otimista quanto ao fato de a cúpula do partido atender a seus apelos. "Será que os grandes interesses financeiros e os consultores bem pagos que controlam o Partido Democrata aprenderão alguma lição real com essa campanha desastrosa?", questionou.
"Será que eles entenderão a dor e a alienação política que dezenas de milhões de americanos estão sentindo? Será que eles têm alguma ideia de como podemos enfrentar a oligarquia cada vez mais poderosa que tem tanto poder econômico e político? Provavelmente não", lamentou o senador que concorreu à presidência dos EUA em 2016 e 2020. Em ambos os casos, ele não venceu as primárias dos democratas.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.