Jamil Chade

Jamil Chade

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Ministro brasileiro é eleito presidente do conselho da ONU Turismo


O ministro do Turismo Celso Sabino foi eleito para um dos cargos mais importante do turismo mundial. A partir de 2025, o país comandará o Conselho Executivo da ONU Turismo. A escolha foi anunciada na noite de quinta-feira, na Colômbia. O ministro brasileiro disputou o cargo com uma representante do Barhein.

Ainda que o país apenas engatinhe na atração do turismo internacional em comparação a destinos como França, Espanha e EUA, a presidência do ministro coincide com o fato de o Brasil receber, em 2025, dois importantes eventos: a cúpula do Brics e a COP 30, a Conferência Mundial do Clima que ocorre em Belém (PA).

Em recentes entrevistas, ele citou que sua meta é a de conseguir que o Brasil registre 10 milhões de turistas estrangeiros a partir de 2027. Na França e Espanha, são mais de 80 milhões hoje.

Sabino é o primeiro brasileiro a ocupar um alto cargo de representatividade na ONU Turismo, desde a criação do organismo internacional, em 1975.

O mandato, de um ano, colocará o Brasil num posto chave nas decisões estratégicas para o setor. Isso inclui a atração de investimentos, qualificação profissional, sustentabilidade e a relação entre o setor e as mudanças climáticas.

"Acredito que é a escolha é resultado dos excelentes números que temos obtido no turismo brasileiro, bem como da união dos países da América do Sul em um bloco forte e integrado, em busca de uma maior protagonismo no cenário internacional", disse Sabino.

Além da eleição do brasileiro, a ONU anunciou a cidade do Rio de Janeiro para sediar o primeiro escritório do órgão internacional nas Américas. "A unidade atenderá a região da América Latina e Caribe e contará com consultores brasileiros e estrangeiros que pensarão nas melhores ações e políticas para impulsionar o turismo em toda a região promovendo o desenvolvimento econômico e social dos países atendidos", afirmou o ministério, em nota.


Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.