Trump vai retirar EUA do Acordo de Paris, com impacto para a COP30 em Belém
O governo de Donald Trump irá sair do Acordo do Clima de Paris. O presidente vai assinar, ainda hoje, uma ordem executiva para iniciar o processo de retirada dos americanos do pacto. A decisão é considerada uma ameaça para os resultados da Conferência do Clima da ONU, em Belém no final do ano.
Os EUA são atualmente o segundo maior emissor de gases de efeito estufa do mundo, atrás apenas da China.
O governo de Luiz Inácio Lula da Silva já trabalhava com esse cenário, enquanto negociadores alertam que pode existir um esforço para sabotar a COP30, no país.
No discurso de posse, nesta segunda-feira, Trump ainda anunciou o fim de programas de desenvolvimento de tecnologia limpa e o retorno do amplo uso de petróleo, com novas operações de exploração.
Na ONU, o secretário-geral, António Guterres, alertou que a saída dos EUA minaria os esforços para frear as mudanças climáticas.
Em 2017, Trump também havia deixado o Acordo de Paris, exigindo que europeus e outros governos se mobilizassem para salvar o pacto. Ainda assim, ativistas alertaram que o mundo perdeu quatro anos nos esforços para lidar com as mudanças climáticas.
75 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Renato do Amaral Ferreira
Um dia trágico para a humanidade
José Augusto Alves Neto
"Tramp" é agente do caos, vai comprometer qualquer esforço para conter a crise climática e, talvez, inviabilize a sobrevivência do planeta. Este será o grande legado da extrema direita: um futuro sombrio. Coitadas das crianças que nascerem a partir de agora.
Remy Soares dos Santos
Trump não vai trazer a "Era de Ouro" apenas para os Estados Unidos. Vai trazer esta Era para todo o mundo. Deus Salve a América.