Topo

José Luiz Portella

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Ciro é honesto, bem-intencionado e competente.

Ciro Gomes - Evaristo Sá/AFP
Ciro Gomes Imagem: Evaristo Sá/AFP

Colunista do UOL

15/12/2021 11h57

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A reputação histórica das pessoas precisa funcionar numa hora como esta. Eu acredito em Ciro.

Enquanto há muita gente visitando o Congresso, tendo sido condenada com provas; enquanto dezenas de empresários, que funcionaram como agentes de corrupção ativa e, muitos deles, assumiram a culpa, devolveram dinheiro e agora estão em casa jogando tênis com lista de amigos autorizada pela Justiça e bebendo uísque escocês; enquanto somos lenientes com delinquentes reais e confessos e há toda sorte de tolerância para infrações, delitos, orçamentos secretos, crimes contra a Saúde pública, aparece uma ação, inexplicável. Não li uma linha da investigação, mas tenho a certeza de que há algum engano grave ou alguma associação imprópria a denunciar culpa de Ciro Gomes.

Ciro Gomes pode ser acusado de presunção, soberba, por conta disso, de simplificar a resolução das coisas como se dependessem de três tapas na mesa, gesto ao qual ele já aludiu, pode ser acusado de se enfiar na pele de um salvador da pátria com substância de conteúdo e intelectual, de ser gabola, todavia, nunca, de ser desonesto.

A desonestidade é um traço de caráter, e como dor de barriga, não acontece uma vez só.

Ciro nunca cometeu um ato desonesto em sua longa e profícua vida pública. Não faria no caso do Castelão, onde não está vinculado de forma alguma. Duvido que se prove alguma coisa e a reputação de Ciro precisa ser respeitada.

Alguém pode não gostar de Ciro pelas respectivas ideias, pelo jeito já mencionado acima, contudo por falta de honestidade não. Isso é demais.

Espero que Ciro reaja com o vigor que muitas vezes utilizou acima do ponto, nas considerações que faz de seus adversários e inclusive aprenda a não acusar, sem ter provas, só por suspeição. Esse vexaminoso episódio, que não deveria ter acontecido, servirá ao menos para ele aprender a moderar sua verve exacerbada quando ataca os outros com palavras chulas.

Ciro é o candidato que tem a melhor proposta para o Brasil em termos de articulação entre as partes componentes e a vinculação que os projetos possuem com a ideia de fundo.

Pena que a defenda de forma muito pretensiosa. E que até agora não reverberou. Pode-se não gostar, mas ela tem a consistência que as outras, nem de perto, possuem. Ele precisa ser respeitado.

O ato da PF necessita ser esclarecido.

Tenho a certeza de que Ciro não tem a menor participação, nem mácula. O Brasil precisa parar de ser leniente com bandidos confessos, e considerar a honra de pessoas honestas. Sem colocá-las em denúncias por aparências primárias.

Ciro é honesto. Bem -intencionado e competente, carece só de humildade.

É um valor extremamente positivo da nossa política atual