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No WhatsApp, Sete de Setembro bate Onze de Agosto
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Dia seguinte ao Onze de Agosto foi o Sete de Setembro. A mobilização em torno do ato pró-democracia de 11 de Agosto teve um pico histórico na quinta-feira, mas refluiu a patamares irrisórios nos dias seguintes ao evento. É o que mostra monitoramento de 14 mil grupos públicos de WhatsApp pela plataforma Palver, que presta serviços ao Tribunal Superior Eleitoral.
- Em 11 de agosto, quando a carta foi lida para uma multidão na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo sob gritos de "Fora Bolsonaro", as referências à manifestação em defesa do estado democrático de direito bateram recorde e ultrapassaram em 22% as menções ao ato planejado por bolsonaristas para o Sete de Setembro.
- No dia seguinte, sexta-feira, a repercussão sobre o Onze de Agosto nos grupos de WhatsApp caiu 60% em relação à véspera; ao mesmo tempo, as manifestações sobre o Sete de Setembro continuaram crescendo e foram 128% mais numerosas do que as sobre o Onze de Agosto.
- No fim-de-semana o engajamento de mensagens sobre os dois eventos caiu a menos da metade, mas, mesmo assim, o Sete de Setembro continuou recebendo 85% mais comentários e postagens do que o Onze de Agosto.
E daí? A desmobilização posterior ao Onze de Agosto confirma a dificuldade dos articuladores do movimento para manter vivo o assunto e despertar interesse em outros grupos além da elite intelectual e econômica que organizou a leitura da carta.
Bolsonaro tem obtido muito mais sucesso em fomentar discussões que lhe interessam.
- No próprio dia 11 de agosto, a quantidade de mensagens nos grupos de WhatsApp sobre "Auxílio Brasil" e "PEC dos benefícios" foi quase o dobro do que sobre "Onze de Agosto" ou "democracia"; e a distância aumentou nos dias subsequentes.
- A diferença de engajamento ilustra como temas específicos são capazes de despertar muito mais interesse do que temas genéricos do tipo "estado democrático de direito".
Quem mostrou que sabe explorar o interesse do eleitor pelo que é prático e afeta diretamente sua vida foi André Janones. O ex-candidato a presidente pelo Avante virou uma espécie de "personal influencer" de Lula: dá dicas e faz postagens nas redes para ajudar o petista. Lula e Janones fizeram lives sobre o Auxílio Brasil no final de semana que ultrapassaram as de Bolsonaro e companhia sobre o mesmo tema - algo incomum.
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