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Opinião

Musk vende menos que calhambeques de Ford, mas têm algo em comum

Quando alguém sem imaginação quer bajular Elon Musk compara o arquétipo do bilionário de hoje com o protótipo do industrial de ontem. Musk está para o carro elétrico como Henry Ford esteve para os calhambeques com motor a explosão, babam os aduladores. "Maiores empreendedores de seu tempo", diriam eleitores do Novo.

Pela comparação, Ford fez o mundo trocar o cavalo de quatro patas pelo "horse power" (HP), enquanto Musk faz o mundo trocar os carros bebedores de petróleo pelos modelos elétricos. Não foi nem é bem assim, mas ganharam o epíteto de revolucionários.

Ninguém nega que ambos, Musk e Ford, trataram de fazer o que podiam e o que não podiam para vender seus automóveis. Como Musk disse uma vez: "(Ford) era o tipo de cara que quando havia algo no seu caminho, ele achava um jeito de fazer mesmo assim".

Ford vendeu para as multidões. Musk, porém, nem tanto:

Oito anos após lançar o Modelo-T, Ford tinha conseguido baixar seu preço de cerca de US$ 26 mil para US$ 9 mil - dólares de hoje.

Oito anos após lançar o Modelo 3 da Tesla, Musk aumentou-o de US$ 35 mil para US$ 39 mil.

Proporcionalmente, o carro mais barato de Musk custa mais de quatro vezes o que custava o de Ford.

Sem descontar a inflação, a diferença seria de cem vezes.

O preço muito mais caro se reflete nas vendas. Entre 1908 e 1927, a Ford vendeu mais de 15 milhões do Modelo-T. A Tesla vendeu menos de 2 milhões de modelos 3 e Y (US$ 43 mil) somados.

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É certo que a Tesla tem uma década pela frente, em tese, para equiparar o total de Modelos-T vendidos pela Ford. Mas, para a comparação ser justa, seria necessário levar em conta o tamanho dos mercados.

A população dos EUA é hoje quase quatro vezes o que era na época do Modelo-T da Ford.

Em vez de cerca de meio milhão por ano, como vende hoje, a Tesla teria que estar vendendo 2 milhões de carros nos EUA para equiparar-se à Ford de um século atrás.

Ou seja: Tesla de Musk vende um quarto dos calhambeques de Ford.

A comparação entre os dois tem outras consequências. Em 1937, o regime nazista de Adolf Hitler instituiu a Ordem de Mérito da Águia Alemã para estrangeiros. E Henry Ford foi um dos poucos e primeiros a receber a mais alta honraria, a grã-cruz.

Como a condecoração demonstra, Ford foi um notório antissemita que promoveu desinformação em massa contra judeus como o falso "Os protocolos dos sábios do Sião". Ford flertou com o fascismo e contratava gângster para dissolver greves na pancada.

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Musk, como Ford, já foi acusado de promover o antissemitismo ao liberar todo tipo de calúnia e desinformação no X-Twitter.

Musk tenta se firmar como um plutocrata global que repete Ford ao contornar os problemas que aparecem no seu caminho, não importa como. No caso, as legislações nacionais que atrapalham seus negócios.

***

O Análise da Notícia vai ao ar às terças e quartas, às 13h e às 14h30.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja abaixo o programa na íntegra:

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Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

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