Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Faltam políticas públicas para combater o racismo nos crimes contra a vida

A falta de políticas públicas no Brasil dificulta o combate ao racismo nos crimes contra a vida, afirmou Dennis Pacheco, pesquisador do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, no Análise da Notícia desta quarta-feira (20)

Faltam políticas públicas focadas em prevenção da violência especificamente. A gente investe muito dinheiro em enfrentamento, mas pouco dinheiro e poucos recursos em inteligência.

Falta recurso, falta investimento na prevenção, falta recurso nas políticas focalizadas. E mais do que recurso, eu acho que falta imaginação. Falta a percepção do impacto do racismo e falta compromisso político com o antirracismo na promoção de direitos civis, direitos fundamentais, especialmente o mais importante de todos, que é o direito à vida no Brasil.
Dennis Pacheco, pesquisador do Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Segundo o pesquisador, as políticas universalistas não funcionam e o ideal seria o Brasil trabalhar na construção e manutenção de políticas focalizadas.

O fato é que políticas universalistas não têm funcionado e são exatamente as políticas que a gente tem implementado no Brasil.

Quando eu falo de políticas focalizadas nos grupos que mais precisam, a gente tá falando de uma alocação dos recursos do Estado mais eficiente para que a gente tenha um direcionamento dos nossos recursos, sejam humanos, sejam financeiros, sejam de qualquer espécie que for para o enfrentamento de problemas nos grupos que mais dependem desses recursos.

Falar de política identitarista, eu acho que está meio nessa chave de entender que existe um problema. Mas soluções, no caso, a gente está falando de políticas públicas, comprovadas pelas pesquisas, pelos estudos, pelas experiências nacionais e internacionais mais eficientes justamente porque elas focalizam nos grupos que mais precisam.

Então, eu acho que embora tenha um apoio e um apelo histórico, esse argumento da política identitarista cai por terra quando a gente olha para os dados. Acho que a solução está na direção oposta, na construção e na manutenção de políticas focalizadas nos grupos que mais precisam.
Dennis Pacheco, pesquisador do Fórum Brasileiro de Segurança Pública

O Análise da Notícia vai ao ar às terças e quartas, às 13h e às 14h30.

Continua após a publicidade

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja abaixo o programa na íntegra:

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.