Datafolha projeta eleição apertada e polarizada em São Paulo
O colunista do UOL José Roberto de Toledo fez uma análise durante o UOL News desta quinta-feira (31) da corrida à Prefeitura de São Paulo no ano que vem. Para o colunista, a pesquisa Datafolha divulgada hoje, que aponta Guilherme Boulos (PSOL) com 32% e Ricardo Nunes (MDB) com 24%, demonstra uma eleição apertada e polarizada na cidade.
Essa vantagem numérica do Boulos pode parecer confortável, mas não é nem um pouco. Se você analisar os números de perto, vai ver que tem um equilíbrio muito grande de forças entre o candidato à direita e o à esquerda.
Boulos tem 32% e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, tem 24%. Mas um candidato de direita, como Kim Kataguiri (União Brasil), que não vai sair de onde esta, tem 8%. Eu somaria esses 8% com o Ricardo Nunes porque, seja no primeiro ou no segundo turno, essa migração vai acabar acontecendo. Só aí empatam os candidatos: 32% a 32%.
Toledo afirmou ainda que os votos da deputada federal Tabata Amaral (PSB) (11%) devem ser divididos entre os candidatos, mantendo a eleição equilibrada e podendo ser definida pelos votos da periferia da cidade.
Sobram cerca de 23%, um quarto dos eleitores que não têm candidato, dizem que vão anular, votar em branco. Esse eleitor está localizado principalmente na periferia da cidade.
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h com apresentação de Fabíola Cidral e às 18h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo
Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa:
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.