Conteúdo publicado há 5 meses
Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Análise: Marta e Boulos é mais do mesmo e não traz eleitor de centro

O cientista político Cláudio Couto afirmou durante o programa Análise da Notícia que a chapa entre Guilherme Boulos e Marta Suplicy para disputar a prefeitura de São Paulo não deverá conquistar o eleitor mais moderado.

Não enxergo como alguém [Marta] que sinalize para um eleitorado mais de centro ou mesmo de centro-direita, algo que o Alckmin sinalizaria e sinalizou na disputa eleitoral como vice do Lula. Não me parece que há muito ganho, talvez algum ganho em certos setores da periferia de São Paulo em que ainda há uma memória positiva do que foi o governo Marta. Cláudio Couto

O especialista ainda pontuou que, em uma cidade da dimensão de São Paulo, os resultados das eleições municipais podem ser um indicativo do que acontecerá nas eleições majoritárias dois anos depois. Mas ainda sim disse não acreditar que uma aliança entre Marta e Boulos poderá gerar grandes impactos políticos para a chapa.

Não sei se a Marta tem tanto impacto assim do ponto de vista eleitoral na disputa de São Paulo porque muita gente não vai vê-la como o Alckmin, vai vê-la como uma petista que retorna à casa. De alguma forma o próprio Lula e outros do PT estão tentando justificar o retorno da Marta ao PT nesses termos. Cláudio Couto

Couto, no entanto, destacou o faro político de Lula. Mas disse acreditar que uma aliança com Tabata Amaral, por exemplo, poderia ter um ganho político maior.

Posso estar equivocado porque o Lula tem muito faro para essas coisas e pode ter acertado, mas honestamente não vejo como conseguir grandes ganhos. Se fosse uma chapa entre Boulos e Tabata, por exemplo, daria uma mensagem para o eleitorado de que andou para o centro e se aproximou mais de um certo eleitorado de centro, mas não é. Cláudio Couto

***

O Análise da Notícia vai ao ar às terças e quartas, às 13h e às 14h30.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Continua após a publicidade

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.