Conteúdo publicado há 3 meses
Kennedy Alencar

Kennedy Alencar

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Com Marta e Pacheco, Lula quer ter palanques fortes em MG e SP para 2026

O colunista do UOL Kennedy Alencar afirmou durante o programa Análise da Notícia que o presidente Lula está mirando uma possível reeleição em 2026 para construir alianças políticas nas eleições municipais de 2024.

Com Marta e Pacheco, Lula quer ter palanques fortes em Minas Gerais e São Paulo para 2026. Kennedy Alencar

Marta Suplicy deverá voltar ao PT após oito anos para ser vice na chapa de Guilherme Boulos (PSOL) para a disputa da eleição à Prefeitura de São Paulo. Diante desse cenário, Lula vê na possível aliança uma oportunidade de se fortalecer no principal colégio eleitoral do país.

Trazer Marta Suplicy de volta para o PT fortalece o PT paulistano. A Marta foi uma prefeita importante na cidade de São Paulo e tem uma marca nas periferias. Boulos, candidato do Lula, é um possível herdeiro político do Lula e tem semelhanças na história política, mas não tem penetração eleitoral grande nas periferias e a Marta tem. O Lula acha isso importante. Lula perdeu a eleição para Bolsonaro em São Paulo, mas ganhou na capital. A Marta é um fortalecimento para o PT e uma tentativa de conquistar uma prefeitura importante e ter uma base sólida para o palanque em 2026. A Marta é importante para enfrentar a extrema direita e ela é boa nesse debate. Kennedy Alencar

Em seu terceiro mandato, Lula também percebeu que governar o Brasil está mais difícil do que em seus mandatos anteriores. E, visando a reeleição, está preocupado com São Paulo, mas também em fortalecer seu palanque em Minas Gerais, que é o segundo maior colégio eleitoral do país.

Pacheco é o candidato que Lula quer lançar para o governo de Minas Gerais em 2026. Ele quer que o PT dê apoio e, apesar de Pacheco ser uma figura conservadora, vemos acenos feitos no Senado para ajudar Lula a fazer um contraponto com Lira. Pacheco tem uma atitude de compreensão para melhorar a governabilidade do Lula e Lula acha que é um nome com o qual pode construir um palanque mais sólido em Minas Gerais em 2026. É um jogo de articulações para fortalecer dois palanques que são fundamentais em qualquer disputa presidencial. Kennedy Alencar

***

O Análise da Notícia vai ao ar às terças e quartas, às 13h e às 14h30.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Continua após a publicidade

Veja abaixo o programa na íntegra:

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.