Topo

Josias de Souza

Sem futuro, Witzel diz estar 'apenas começando'

PILAR OLIVARES
Imagem: PILAR OLIVARES

22/09/2020 05h01

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A epidêmica roubalheira mostra que o Rio de Janeiro vive um extraordinário e renitente Baile da Ilha Fiscal. Agora, naturalmente, sem fiscal. Com a carreira política jurada de morte, o governador afastado Wilson Witzel fala como se estivesse cheio de vida.

Nesta quarta-feira, Witzel amargará na Assembleia Legislativa a aprovação da continuidade do processo de impeachment. Diante da atmosfera de jogo jogado, os deputados levaram ao baralho a carta da renúncia. Em resposta, Witzel soltou uma nota oficial para avisar: "Resistirei."

Às voltas com o risco de se tornar o sexto governador do Estado a passar pela cadeia, Witzel decidiu fazer uma escala no mundo da Lua: "Politicamente, a minha história está apenas começando. Lutarei pelo estado do Rio de Janeiro e pela democracia. Juridicamente, minha absolvição e meu retorno imediato ao cargo no qual o povo me colocou é o único caminho possível."

Morrer significa, em última análise, um pouco de vocação. A essa altura, Witzel tornou-se um vivo tão pouco militante que até os deputados estaduais mais enlameados do Rio de Janeiro são tomados de assalto (ops!) por um desejo irrefreável de lhe enviar coroas de flores ou de lhe atirar na cara a derradeira pá de cal.

O mais inquietante é que o governador substituto Cláudio Castro também tem uma tremenda vocação para cadáver político. Nem esquentou a poltrona de governador e já convive com uma interrogação incômoda: Será que termina o que resta de mandato?