Topo

Josias de Souza

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Bolsonaro diz ser imorrível, imbroxável e incomível, mas é só incompetente

29.mai.2021 - Bolsonaro faz post no Twitter com palavras já ditas por ele estampadas numa camiseta - Reprodução/Twitter
29.mai.2021 - Bolsonaro faz post no Twitter com palavras já ditas por ele estampadas numa camiseta Imagem: Reprodução/Twitter

Colunista do UOL

30/05/2021 07h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Bolsonaro foi infectado pelo vírus que inocula a ilusão no organismo. Em fase de delírio, o presidente sofre o pior tipo de ilusão. A ilusão de que preside. Bolsonaro acha que é uma coisa. Mas sua reputação revela que ele já se tornou outra coisa.

O presidente acaba de perder o monopólio do asfalto. A oposição lulista encheu as ruas neste sábado, deflagrando uma disputa para verificar quem favorece mais o coronavírus.

Alheio a tudo, o presidente pendurou nas redes sociais uma foto. Nela, aparece segurando uma camiseta com três palavras: "Imorrível, imbroxável e incomível." Hummmmmm... Será?

Na política, a morte é anterior a si mesma. Às vezes, o sujeito já começou a morrer e não sabe. Bolsonaro, por exemplo, é um vivo tão pouco militante que o eleitor começa a lhe enviar coroas de flores. Sua taxa de rejeição bateu em 54%, informa o Datafolha.

A virilidade, quando é real, costuma ser exercitada em silêncio. A de Bolsonaro parece existir apenas no gogó. Prometia há semanas editar decreto para revogar medidas sanitárias restritivas. O imbroxável brochou no instante em que protocolou no STF ação contra três estados: PR , PE e RN. Sabe que sofrerá uma derrota.

Incomível? Em cartaz há apenas um mês, a CPI da Covid já desnudou Bolsonaro. Uma mosca jura ter testemunhado na intimidade do Alvorada o instante em que o capitão colocou na vitrola uma música do grupo Mamonas Assassinas. Virou hit de festas infantis na década de 90. O verso mais pungente fala do drama de uma alma atormentada que se meteu numa suruba: "Já me passaram a mão na bunda e ainda não comi ninguém."

Nem apenas imorrível, nem imbroxável, nem incomível. Bolsonaro revela-se, na verdade, um rematado incompetente.