Josias de Souza

Josias de Souza

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

No Supremo, caso Marielle muda de patamar e ganha velocidade

Enviada ao Supremo Tribunal Federal, a investigação sobre os assassinatos de Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes mudou de patamar. Empurrado por sorteio para a mesa de Alexandre de Moraes, o inquérito deve ganhar nova velocidade. Convertido pelas circunstâncias numa espécie de relator-geral da República, Moraes já deu demonstrações de que opera com a faca nos lábios.

No Tribunal Superior Eleitoral, Moraes presidiu as eleições e a decretação da inelegibilidade de Bolsonaro. No Supremo, relata os casos da falsificação de cartões de vacina, do desvio das joias e da tentativa de golpe que desaguou no 8 de janeiro. Agora, o caso Marielle lhe caiu no colo seis anos depois dos assassinatos.

Uma vez é casualidade. Duas vezes é coincidência. Três vezes é mistério. Quatro vezes é recado. Cinco vezes é destino. Numa parceria com o jeitinho, o acaso colocou a estrela de xerife na toga de Moraes. Egresso do Ministério Público, com uma passagem pela Secretaria de Segurança de São Paulo e pela pasta da Justiça, o ministro tomou gosto pelo enfrentamento da criminalidade política.

O caso Marielle escalou a instância máxima do Judiciário depois que o ex-PM e miliciano Ronnie Lessa, apontado como executor do duplo homicídio, mencionou em delação premiada supostos mandantes do crime. O Supremo é o foro adequado para o julgamento de autoridades como deputados e senadores. Um frêmito de tensão percorre os bastidores de Brasília. Antes de Lessa, já havia se convertido em delator seu comparsa Élcio Queiroz.

Numa evidência de que o destino é caprichoso, Moraes integra a Primeira Turma do Supremo, o mesmo colegiado em que foi acomodado Flávio Dino. Ou seja: depois de encomendar à Polícia Federal como ministro da Justiça a elucidação de um caso mal investigado, Dino é presenteado com a perspectiva de participar do julgamento.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes