Josias de Souza

Josias de Souza

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Fala de Lula no Brics mostra que ida à Rússia seria um desperdício

O discurso lido por Lula para os outros líderes do Brics mostrou que sua viagem à Rússia, cancelada após a queda no banheiro do Alvorada, teria sido um desperdício de verbas públicas. Por tudo o que disse e também pelo que silenciou, os sete minutos de videoconferência pareceram de bom tamanho.

Beneficiado pela ausência, Lula lançou uma uma novidade culinária, a fritura à distância. Fritou Nicolás Maduro sem tocá-lo. Terceirizou ao profissionalismo do Itamaraty o manuseio da frigideira que deixou bem passada a pretensão da Venezuela de se integrar ao Brics.

A despeito do veto informal a Maduro, palavra democracia não constou do discurso de Lula. Nem poderia, pois o Brics está apinhado de ditaduras. Além de fundadores como China e Rússia, incorporaram-se ao grupo em 2023 outras aberrações antidemocráticas —países como Irã e Arábia Saudita. Outras inconveniências estão por vir. Resta demonstrar a relevância coletiva das discrepâncias.

No gogó, Lula restringiu-se às platitudes de sempre. Coisas como o pedido de paz na Ucrânia e na Faixa de Gaza, o apelo a favor da revitalização do multilateralismo, a defesa do uso de moedas alternativas ao dólar, a cobrança do calote ambiental de US$ 100 bilhões imposto pelos países ricos às nações pobres... Nada que não pudesse ser dito desde Brasília.

Até bem pouco, o Brics era uma junção de países que surgiu do nada e rumava para lugar nenhum. Hoje, tornou-se uma associação de nações que, a pretexto de representar o chamado Sul Global, serve de fachada para que a China, com o aval da Rússia, recorra a todos os estratagemas para atingir os seus subterfúgios comerciais na briga particular que trava com União Europeia e, sobretudo, Estados Unidos.

Em 2015, o Brasil assume a presidência rotativa do Brics. Lula poderá, então, tentar reposicionar o bloco, retirando dele a aparência de um puxadinho diplomático a serviço da China.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes