Josias de Souza

Josias de Souza

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

'Sonho americano' é a primeira grande vítima de Donald Trump

Em duas semanas, Trump falou em anexar o Canadá, ocupar a Groenlândia e retomar o Canal do Panamá. Sustenta agora que os Estados Unidos assumirão a Faixa de Gaza, erguendo às margens do Mediterrâneo uma "Riviera do Oriente Médio". Sem palestinos. O que virá na sequência? É preciso raciocinar com hipóteses. Das mais amplas às mais específicas.

A melhor das hipóteses é que o mundo consiga reagir adequadamente contra a insanidade que se reinstalou em Washington. A pior das hipóteses é que Trump se sinta estimulado a levar suas alucinações às fronteiras do paroxismo, anunciando que, depois de mobilizar construtores americanos para instalar resorts em Gaza, arrendará a sede da ONU, em Nova York, à rede de hotéis Hilton.

A conversão da resposta de Israel ao ataque terrorista do Hamas numa carnificina coletiva de Netanyahu em Gaza já havia realçado a irrelevância das Nações Unidas. A limpeza étnica sugerida por Trump aniquilaria definitivamente aquela bela intenção que começou com a Liga das Nações, depois da matança da Primeira Guerra Mundial, de construir uma comunidade internacional gerida para a paz e o entendimento.

Trump leva longe demais a estratégia batizada por seu antigo estrategista Steve Bannon de "flood the zone with shit". Numa tradução livre, significa inundar a área com merda. Na linguagem de esgoto do trumpismo consiste em impregnar a conjuntura de confusão e desinformação para dificultar a capacidade das pessoas de discernir a verdade em meio ao caos.

Entre um absurdo e outro, Trump tenta fazer crer que o inacreditável da véspera é mais palatável do que o abominável do dia seguinte. Em meio ao pântano de excrementos, corre-se o risco de perder a noção de que uma consciência comum de humanidade está sendo substituída pela truculência de um nacionalista tosco. O sonho americano, que cambaleava há anos, tornou-se a primeira vítima de Trump. A ideia de uma América grande de novo cabe numa caixa de fósforo.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

42 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Elizabeth de Vasconcellos Aun

Texto impecável!!!

Denunciar

Marco Aurélio Fernandes

Donald está fazendo negócios na presidência dos EUA. Negócios que vão beneficiá-lo e a seus asseclas. 

Denunciar

Helio Hissao Shinsato

Tramp está entusiasmado, pois Gaza é pequena se pensarmos em países, mas há espaço suficiente para muitos resorts. Ele é do ramo hoteleiro, e deve ter feito as contas do lucro. Só que territórios bombardeados continuam com bombas não detonadas por muitas décadas. Os turistas correriam o risco de serem explodidos. Como Tramp também está de olho no gás do mar em frente a Gaza, os turistas teriam a ‘bela vista’ de plataformas de petróleo, e nadando no mar contaminado. O que eu quero dizer é que na verdade Tramp pode querer torrar o $ do povo americano para expulsar os verdadeiros donos da terra e reconstruir Gaza... e dar um belo presente para o líder neo-n. local.

Denunciar