Josias de Souza

Josias de Souza

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Em conversa de bêbado, Lupi ofende os donos de botequins

O ministro Carlos Lupi presidiu nesta segunda-feira uma reunião do Conselho Nacional de Previdência. Ainda zonzo com a má repercussão da roubalheira contra os aposentados, Lupi exibiu uma conversa de bêbado. Após admitir que sua pasta demorou "tempo demais" para acordar para as fraudes, o ministro pronunciou a seguinte pérola: "O INSS não é botequim da esquina. Não dá para fazer em 24 horas, o trabalho que precisa ser realizado".

Iniciado sob Bolsonaro, um roubo de milhões escalou a casa dos bilhões. Na estimativa da PF, 11 entidades sindicais morderam ilegalmente R$ 6,3 bilhões dos aposentados. Um escândalo assim não se faz em 24 horas. Lupi dormia no ponto desde 2023. Em entrevistas concedidas no final de semana, o ministro já havia entortado a prosa.

Reconheceu que os malfeitos existem: "Tenho certeza de que tem muita safadeza de muita gente". Mas sustentou que eles estão em outros gabinetes: "O INSS tem liberdade de ação, eu não sou fiscal do diretor". Alegou não ter sido omisso: "Eu trabalho, eu tento resolver". Entretanto, fez uma concessão à condição humana: "Não sou Deus".

A pretexto de se defender, Lupi confessou a própria incompetência. Os clientes do INSS se tornam vítimas antes de virar aposentados, reconheceu. São assediados por entidades sindicais e corretores de empréstimos consignados ainda na fase de análise do papelório necessário à liberação das aposentadorias. "Como eu vou controlar isso? É uma coisa muito difícil de controlar, é muita gente."

O lero-lero de Lupi ofende a paciência alheia e a honra dos donos de boteco. Qualquer um sabe que, num botequim de esquina, maus-tratos à clientela terminam em garrafadas e falência.

Na Previdência, a coisa descamba para a confraternização: "Eu tenho falado normalmente com o presidente Lula, ele sempre de bom humor", disse Lupi numa de suas entrevistas. "Minha função é dele. Quem decide se eu fico é ele, não sou eu. Eu tenho a consciência tranquila." Num ambiente assim, o ladrão faz a ocasião.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

18 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Mauricio Nunes da Silva

Onde tem sindicatos ,ONGs e PT tudo pode acontecer….

Denunciar

Wagner Rodrigues de Miranda

Lupi pede pra sair

Denunciar

Marcia Tostes de Escobar

Pede as contas Lupi, que tu não tem competência nem moral pra seguir na função. Pelo bem do Brasil e do governo, cai fora ou a conta vai cair no colo do Lula. 

Denunciar