Josmar Jozino

Josmar Jozino

Siga nas redes
Reportagem

Traficantes do PCC homenageiam comparsa morto com salva de tiros em Santos

O Morro de São Bento, em Santos, na Baixada Santista, parou na última terça-feira (24), quando supostos traficantes de drogas ligados ao PCC (Primeiro Comando da Capital) homenagearam com salva de tiros de fuzil e pistola um comparsa morto em tiroteio com policiais militares.

Câmeras de segurança filmaram a homenagem fúnebre — chamada pelos criminosos de tiros de luto. As imagens mostram um homem usando boné, camiseta branca e bermuda preta efetuando vários disparos para o alto.

Um outro homem, encapuzado, vestindo camiseta regata laranja e bermuda preta, aparece atirando com uma pistola. A ação foi acompanhada por ao menos 50 pessoas. Algumas delas estavam de motos. O barulho dos tiros foi intenso.

Lucas Cabral Rodrigues Silva foi morto em tiroteiro com PMs
Lucas Cabral Rodrigues Silva foi morto em tiroteiro com PMs Imagem: Reprodução

Logo após a salva de tiros, o caixão com o corpo de Lucas Cabral Rodrigues Silva, 18, foi carregado por comparsas pelas ruas da comunidade. Segundo investigações da Polícia Civil, a região é controlada por criminosos integrantes do PCC.

O cortejo fúnebre passou por várias ruas da comunidade do Morro de São Bento. Algumas pessoas acompanharam a pé e outras de moto. O corpo de Lucas foi enterrado no Cemitério da Filosofia, mais conhecido como Cemitério do Saboo, em Santos.

Tio ordenou homenagem, diz polícia

Os agentes apuraram que a homenagem ao morto foi ordenada pelo tio dele, Rogério Nunes, o Assombrado, apontado como líder do tráfico de drogas na comunidade. Policiais civis e militares da região procuram o criminoso.

A Polícia Civil analisa as imagens para tentar identificar, localizar e prender os autores dos disparos. O delegado seccional de Santos, Rubens Barazal, determinou a instauração de inquérito para apurar o caso. Ele disse que "o Morro de São Bento é um local complexo, geograficamente, que facilita a investida e a atuação da facção criminosa".

Continua após a publicidade

De acordo com as investigações policiais, Lucas ocupava uma moto roubada e morreu durante troca de tiros com policiais militares na madrugada de segundaa (23), no cruzamento da rua Cunha Moreira com a avenida Ana Costa, uma das mais movimentadas da cidade.

Um parceiro de Lucas também foi baleado e encontra-se internado em um hospital da região, sob escola policial. O tiroteio deixou dois policiais militares feridos, mas sem gravidade. Os PMs alegaram que deram ordem de parada aos ocupantes da moto, mas foram recebidos a tiros.

Um disparo atingiu a perna de um sargento. Outro tiro feriu de raspão o braço de um soldado. Ambos seguiram na própria viatura para a Santa Casa de Santos, onde foram medicados. Uma outra equipe que dava apoio aos colegas baleados atirou na direção de Lucas e do rapaz que o acompanhava.

Essa não é a primeira vez que criminosos desfilam armados atirando para o alto na Baixada Santista. Em junho do ano passado, um vídeo circulou nas redes sociais mostrando homens com pistolas e fuzil se exibindo em um morro na Vila Baiana, no Guarujá.

As imagens foram gravadas na rua Argentina, na Vila Baiana. Enquanto mostravam as armas, os criminosos desafiavam homens da Tropa de Choque, unidade de elite da Polícia Militar, que vinham fazendo patrulhamento ostensivo à época na região.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.