Josmar Jozino

Josmar Jozino

Siga nas redes
Reportagem

Marcola faz aniversário isolado, mas com esperança de deixar prisão federal

Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, apontado pelo MP-SP (Ministério Público do Estado de São Paulo) como líder máximo do PCC (Primeiro Comando da Capital), completou ontem 56 anos em cela individual na Penitenciária Federal de Brasília.

O presidiário é mantido no isolamento desde fevereiro de 2019, quando foi transferido da Penitenciária 2 de Presidente Venceslau para uma unidade federal, após o MP-SP anunciar que ele e outros 14 comparsas do primeiro escalão do PCC seriam alvos de resgate em São Paulo.

No aniversário completado ontem, Marcola não teve o que comemorar. Ele aguarda ansioso e esperançoso uma decisão do Deecrim-1 (Departamento Estadual das Execuções Criminais da 1ª região (SP) para saber se o período de sua internação em presídio federal será ou não renovado por mais um ano.

O prazo de internação vence no próximo dia 2. O Departamento alertou a SAP (Secretaria Estadual da Administração Penitenciária), subordinada ao governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos), sobre a proximidade do término de permanência do preso no SPF (Sistema Penitenciário Federal).

Parecer favorável à prorrogação

O preso sonha em voltar para o estado de origem, mas sabe que a chance é mínima. A SAP, responsável pelos presídios de São Paulo, já deu parecer favorável à prorrogação, alegando que a volta dele para um presídio paulista "não é aconselhável, pois representa enorme risco à segurança carcerária paulista".

A Justiça Federal também defende a permanência de Marcola no SPF. Em decisões anteriores, os juízes-corregedores decidiram pela prorrogação da internação por entender que "o preso exerce papel de líder máximo do PCC", a maior facção criminosa do país.

Os corregedores mencionaram nas decisões que "Marcola possui elevado poder financeiro e apresenta grande capacidade para desestabilizar a segurança pública nacional". Os juízes sustentaram ainda que o PCC tem enorme poderio bélico e forte atuação no Brasil e países vizinhos.

O que diz a defesa do preso

Procurado pela reportagem, Bruno Ferullo, advogado de Marco Willians Herbas Camacho, afirmou, em nota, que "os motivos que outrora puderam dar ensejo à transferência do seu cliente para o SPF (Sistema Penitenciário Federal) não mais estão presentes".

Continua após a publicidade

Segundo o defensor, "as ilações feitas pela SAP e pelo MP-SP em recentes manifestações não estão minimamente evidenciadas no pedido de renovação, o que, consequentemente, por ausência concreta de razões fáticas e jurídicas, impossibilita a justificação da manutenção no SPF".

Ferullo alega que "a manutenção no SPF deve ser excepcional e transitória, o que, pela própria natureza das coisas, conduz a um nível elevado de comprovação dos elementos probatórios que poderiam autorizá-la."

Na avaliação do advogado, "diante da inexistência de comprovação do que se alega em desfavor do cliente, fica patente a tentativa de um vale-tudo processual para mantê-lo no SPF". Alega, ainda, que "não há elementos probatórios acerca de fatos novos e desabonadores de sua parte e suficientes para justificar a sua manutenção ad aeternum no gravíssimo regime prisional federal".

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes