Topo

Juliana Dal Piva

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Apesar de filiação de Flávio no Patriota, Bolsonaro ainda negocia com PSL

 Presidente Jair Bolsonaro e ministro Paulo Guedes participam de Fórum de Investimentos - Reprodução/TVBrasil
Presidente Jair Bolsonaro e ministro Paulo Guedes participam de Fórum de Investimentos Imagem: Reprodução/TVBrasil

Colunista do UOL

31/05/2021 14h49

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O senador Flávio Bolsonaro anunciou nesta segunda-feira (31) que se filiou ao Patriota. A escolha do filho mais velho do presidente Jair Bolsonaro pode ser um indicativo de que a família está mais próxima do partido para as eleições de 2022. A coluna, porém, ouviu interlocutores do presidente que afirmam que as negociações com os partidos ainda estão em andamento e o PSL também ainda é cotado.

Ao anunciar a filiação ao Patriota, o senador disse que participou "diretamente de sua refundação, em 2018, desde a elaboração de seu Estatuto, com previsão inédita de ser o 1º partido de direita do Brasil, até a escolha do nome 'Patriota'".

Interlocutores da família Bolsonaro disseram acreditar que o futuro partido do presidente Jair Bolsonaro ainda não está totalmente definido, mas o Patriota já vinha com mais chances nos últimos meses.

No entanto, pessoas próximas a Flávio avaliam que o senador fez, neste momento, apenas um gesto de aproximação com o partido para garantir que ele esteja na aliança que tentará a reeleição de Bolsonaro.

O entorno de Bolsonaro observa que a opção pelo Patriota em 2022 precisa verificar ainda como fica a questão das lideranças partidárias regionais do partido.

Já as negociações no PSL dependem do controle que Bolsonaro poderá ter no partido e também da saída de um grupo de parlamentares que se tornaram opositores do presidente. Um dos nomes que teria que deixar a sigla para o retorno de Bolsonaro é a deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP), mas existem outros.

Além dela, estão nessa lista Junior Bozella (PSL-SP), Julian Lemos (PSL-PB), Dayane Pimentel (PSL-BA), entre outros. No entanto, o presidente e o senador Flávio seguem em diálogo com o PSL para tentar ter o partido em sua aliança para o ano que vem.