Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Bolsonaro omite agenda com ruralistas envolvidos em arrecadação de campanha
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) recebeu no fim da tarde de segunda-feira (7), no Palácio do Planalto, um grupo de integrantes do agronegócio intitulado "Movimento Ação Voluntária Amigos da Pecuária" e o empresário Luciano Hang. No entanto, o encontro, que gerou um racha no setor do agro, foi escondido da agenda do presidente durante todo o dia de ontem. Só quando a agenda acabou é que o compromisso foi tornado público.
Na agenda do presidente ontem só constavam compromissos de manhã. A primeira reunião foi com o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, e, na sequência, um encontro com o ministro Milton Ribeiro.
A coluna havia adiantado, no dia 22 de fevereiro, que vários fazendeiros tinham sido chamados para o encontro e estavam receosos com o convite porque foram informados de que seria discutida a reeleição do presidente Jair Bolsonaro e formas de arrecadação de verbas para a campanha.
Na reunião ontem, além dos empresários estava o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o presidente do PL, Valdemar Costa Neto. No evento, estavam ainda Paulo Guedes, ministro da Economia, e Tereza Cristina, ministra da Agricultura, cotada para ser vice do presidente Jair Bolsonaro. Nenhum deles sequer postou imagens do evento em suas redes sociais até o momento.
O convite para a agenda em Brasília foi feito desde o início de fevereiro pelos pecuaristas Adriano Caruso, de São Paulo, e Bruno Scheid, de Rondônia, ambos são pré-candidatos a vagas na Câmara dos Deputados. Scheid sentou-se ao lado de Bolsonaro no encontro e foi apontado como o principal organizador, embora não seja conhecido como líder do setor. Procurado, ele não retornou.
A história gerou desconforto em diferentes empresários do setor. Alguns avaliam que é muito cedo para discutir financiamento de campanha. Outros relataram que não se sentiram representados pelos organizadores. Entre os convidados estavam fazendeiros de Goiás, Pará, Mato Grosso e do interior de São Paulo, entre outros estados.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.