Topo

Juliana Dal Piva

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Bolsonaro omite agenda com ruralistas envolvidos em arrecadação de campanha

Jair Bolsonaro com ruralistas em agenda escondida - Isac Nóbrega/DivulgaçãoPR
Jair Bolsonaro com ruralistas em agenda escondida Imagem: Isac Nóbrega/DivulgaçãoPR

e Carla Araújo

08/03/2022 09h46

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) recebeu no fim da tarde de segunda-feira (7), no Palácio do Planalto, um grupo de integrantes do agronegócio intitulado "Movimento Ação Voluntária Amigos da Pecuária" e o empresário Luciano Hang. No entanto, o encontro, que gerou um racha no setor do agro, foi escondido da agenda do presidente durante todo o dia de ontem. Só quando a agenda acabou é que o compromisso foi tornado público.

Na agenda do presidente ontem só constavam compromissos de manhã. A primeira reunião foi com o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, e, na sequência, um encontro com o ministro Milton Ribeiro.

A coluna havia adiantado, no dia 22 de fevereiro, que vários fazendeiros tinham sido chamados para o encontro e estavam receosos com o convite porque foram informados de que seria discutida a reeleição do presidente Jair Bolsonaro e formas de arrecadação de verbas para a campanha.

Agenda de Jair Bolsonaro em 7 de março de 2022 - Divulgação - Divulgação
Agenda de Jair Bolsonaro em 7 de março de 2022
Imagem: Divulgação

Na reunião ontem, além dos empresários estava o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o presidente do PL, Valdemar Costa Neto. No evento, estavam ainda Paulo Guedes, ministro da Economia, e Tereza Cristina, ministra da Agricultura, cotada para ser vice do presidente Jair Bolsonaro. Nenhum deles sequer postou imagens do evento em suas redes sociais até o momento.

O convite para a agenda em Brasília foi feito desde o início de fevereiro pelos pecuaristas Adriano Caruso, de São Paulo, e Bruno Scheid, de Rondônia, ambos são pré-candidatos a vagas na Câmara dos Deputados. Scheid sentou-se ao lado de Bolsonaro no encontro e foi apontado como o principal organizador, embora não seja conhecido como líder do setor. Procurado, ele não retornou.

A história gerou desconforto em diferentes empresários do setor. Alguns avaliam que é muito cedo para discutir financiamento de campanha. Outros relataram que não se sentiram representados pelos organizadores. Entre os convidados estavam fazendeiros de Goiás, Pará, Mato Grosso e do interior de São Paulo, entre outros estados.