Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Centrão quer Michelle na campanha, mas primeira-dama é imprevisível
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
As últimas gravações da primeira-dama Michelle Bolsonaro chamaram atenção dos líderes do centrão e animaram dirigentes do PP e do PL. Depois disso, eles chegaram a pensar um papel para ela durante a campanha de reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ). No entanto, a coluna ouviu relatos no entorno de Bolsonaro de que a estratégia conta uma fragilidade: Michelle, como o presidente, também sabe ser imprevisível e oscila com frequência a maneira como trata as pessoas que a rodeiam.
Uma ausência importante foi notada por auxiliares do presidente na segunda-feira (21). Michelle não compareceu à festa surpresa de aniversário feita para Bolsonaro no Palácio do Planalto para comemorar os seus 67 anos. A primeira-dama também não fez qualquer menção ao aniversário de Bolsonaro em suas redes sociais. A primeira-dama só fez postagens no Instagram para celebrar o Dia da Síndrome de Down.
- Veja essa e mais notícias do dia no UOL News com Fabíola Cidral:
A festa de aniversário no Planalto contou com diversos ministros e políticos. Na ocasião, por exemplo, estava o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho mais velho do presidente, e o ministro Braga Neto (Defesa), cotado para ser vice de Bolsonaro na eleição em 2022. Além disso, marcaram presença Paulo Guedes (Economia), Milton Ribeiro (Educação), Flávia Arruda (Secretaria de Governo), Tereza Cristina (Agricultura), Damares Alves (Família e Direitos Humanos), Fábio Faria (Comunicações) e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria-Geral), entre outros.
A coluna ouviu relatos de pessoas próximas a Bolsonaro que contaram que, no íntimo, Michelle muitas vezes se sente alijada nos espaços de poder, sem a atenção que ela acredita merecer. Por isso, por vezes, cancela compromissos e agendas públicas em cima da hora.
Outro fato que é notado por auxiliares é a ausência dela nas diversas viagens de descanso que Bolsonaro costuma fazer. Especialmente, quando o destino é o Guarujá, no litoral paulista. Michelle prefere ficar em Brasília.
Além disso, os momentos de conflito entre o presidente e a primeira-dama crescem quando o assunto é o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) ou o advogado Frederick Wassef. Se algum dos dois está presente com Bolsonaro, ela não está. É essa relação difícil que fez com que Carlos adquirisse um apartamento em Brasília no ano passado. No caso de Wassef, o colunista Guilherme Amado revelou que Wassef foi vetado por Michelle no Palácio da Alvorada.
A colunista do UOL Thaís Oyama revelou, na semana passada, que os coordenadores da campanha de reeleição viram que Michelle estava subutilizada e pretendem utilizá-la em materiais de campanha porque acreditam que ela pode combater a rejeição de Bolsonaro junto às mulheres. O material em vídeo para a celebração do dia da mulher foi bastante elogiado.
No fim da semana passada, Michelle apareceu nas redes sociais usando um uniforme da PRF (Polícia Rodoviária Federal) e, ao lado de Bolsonaro. Na ocasião, ela disse que o marido tinha dito que gostaria de ser "multado" por ela.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.