Topo

Juliana Dal Piva

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Após um mês nos EUA, Michelle deve retornar ao Brasil sem Jair Bolsonaro

Michelle e Jair Bolsonaro - Isac Nóbrega/Presidência
Michelle e Jair Bolsonaro Imagem: Isac Nóbrega/Presidência

Colunista do UOL

26/01/2023 11h46

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Interlocutores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) relataram à coluna que Michelle Bolsonaro vai voltar ao Brasil até o início da semana que vem. Existe a expectativa de que ela retorne nesta quinta-feira (26) em um voo comercial com destino a Brasília.

Ela viajou para Orlando, nos EUA, com Bolsonaro no dia 30 de dezembro e permanece no local até o momento. Não há data, porém, para que o ex-presidente retorne. A filha do casal já retornou devido ao período escolar que está para iniciar nos próximos dias.

Bolsonaro é aconselhado por dois grupos para decidir sobre seu retorno ao Brasil. O grupo tido como ideológico opina que ele permaneça nos EUA por medo de uma ordem de prisão. Já uma ala ligada ao PL defende que ele retorne, já que a viagem aparenta ser uma fuga.

Nesse retorno, há ainda uma indefinição sobre onde a família Bolsonaro vai morar. O PL tinha prometido cargos remunerados para Bolsonaro e Michelle, defendendo que os dois atuassem na oposição ao governo Lula. No entanto, o partido só pretende custear os empregos se eles retornarem ao país.

Quem ainda segue com Bolsonaro nos EUA é o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ). Como a coluna antecipou essa semana, o vereador alega preocupações com sua segurança e também teme repercussões jurídicas nas investigações criminais das quais é alvo. O ano legislativo na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro será retomado no dia 15 de fevereiro.