Topo

Kennedy Alencar

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Lula vem a Brasília articular aliança com a Rede e se reaproximar de Marina

Heloísa Helena e Marina Silva - 16.fev.2013 - Roberto Jayme/UOL
Heloísa Helena e Marina Silva Imagem: 16.fev.2013 - Roberto Jayme/UOL

Colunista do UOL

27/04/2022 12h02Atualizada em 27/04/2022 19h33

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O ex-presidente Lula chega a Brasília nesta semana para tentar fechar uma aliança formal com a Rede. Há um movimento que tenta reaproximar o ex-presidente da ex-ministra e ex-senadora Marina Silva. Um encontro entre os dois está nos planos dos articuladores do PT e da Rede.

Lula já ouviu conselho para tomar a iniciativa de procurar Marina. É ele quem lidera as pesquisas e tem dito que pretende fazer um governo moderado e com antigos adversários para ter condições de lidar com a herança de Bolsonaro.

O encontro de Lula com parlamentares e integrantes da Executiva da Rede acontece nesta quinta às 11h.

Até agora, o PT obteve o apoio de seis partidos à candidatura de Lula: PSB, PC do B, PSOL, PV e Solidariedade. A ideia é incorporar a Rede até o dia 7 de maio, quando a pré-candidatura será lançada. Uma aliança formal com a Rede Marina seria um sinal semelhante à presença de Alckmin na vice. Uma reaproximação verdadeira com adversários.

Chapa fechada

Lula é o único presidenciável de peso que já tem vice definido: Geraldo Alckmin. Jair Bolsonaro (PL) sinalizou que o general da reserva e ex-ministro Braga Netto será seu companheiro de chapa, mas ainda não bateu o martelo.

Licença negociada

Na negociação com a Rede, deverá haver permissão para dissidentes apoiarem Ciro Gomes (PDT). O exemplo clássico é a ex-senadora Heloísa Helena, que deverá concorrer a deputada federal pelo Rio.

Ampliar é a meta

O Avante também está na mira do PT. Existem conversas para que alas do MDB e PSD estejam presentes no ato de 7 de maio em São Paulo.

Novo amigo de infância

Lula participará de um Congresso do PSB em Brasília, ato no qual a parceria com Alckmin deverá ser o destaque. O ex-governador de São Paulo terá missões específicas na campanha, sobretudo de contato com setores conservadores que ainda resistem ao PT.

Projeto potiguar

O palanque de Lula no Rio Grande do Norte também será tema da viagem a Brasília. A reeleição de Fátima Bezerra é uma das prioridades do ex-presidente, que procurar costurar um palanque com a presença do PDT.