Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Lira quer reforma ministerial para tirar poder do PT
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), abriu fogo contra os ministros Rui Costa, da Casa Civil, e Alexandre Padilha, das Relações Institucionais. Na avaliação do colunista do UOL Kennedy Alencar, Lira quer tirar poder do PT e, para atingir seu objetivo, deseja uma reforma nos ministérios.
Durante o programa Análise da Notícia, Kennedy afirmou que a saída de Daniela Carneiro (União Brasil) do Ministério do Turismo não deve ser suficiente. Lira vai trabalhar para mais mudanças e, para não perder o Congresso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá ceder.
Lira quer uma reforma ministerial para tirar poder do PT". Kennedy Alencar
Conversa com Lula e elogios a Haddad. Na última semana, Lula e Lira se reuniram após a aprovação da MP para reestruturar os ministérios do governo. Na conversa, o presidente da Câmara deu conselhos para Lula e, entre eles, o de que Fernando Haddad foi bem na articulação política para aprovar o arcabouço fiscal e "ficaria melhor na Casa Civil do que Rui Costa".
Lula está satisfeito com Haddad. Apesar dos elogios de Lira, Lula está contente com a atuação de Haddad no Ministério da Fazenda, considerado um dos mais complicados do governo, e também entende que o ministro conseguiu conquistar o respeito do mercado, sendo uma peça importante para conseguir fazer a economia andar.
Casa Civil faz a máquina andar. O Ministério da Casa Civil é uma espécie de braço direito do presidente, sendo responsável por coordenar os demais ministérios e autorizar todas as nomeações. É um ministério com muito poder, que organiza as políticas públicas, mas que necessita de um "bom gerente". Na avaliação de Kennedy, Rui Costa não está conseguindo exercer a função.
Rui Costa está se revelando um péssimo articulador político, apesar da fama de bom gerente. Ele não entende muito do jogo do poder e a relação de Rui Costa com o Congresso é uma tragédia". Kennedy Alencar
Congresso mais forte. Hoje, inegavelmente, o Congresso tem mais força e poder que durante os governos Lula 1 e Lula 2 e, por isso, a relação com a Casa Civil precisa ser mais "azeitada". Além disso, Alexandre Padilha não está conseguindo concretizar acordos e, com dois ministros fundamentais estando enfraquecidos, Lira tenta pressionar para tirar poder do PT e sobretudo das indicações pessoais de Lula.
Reforma não vai parar no Turismo. Com a iminente saída de Daniela Carneiro do comando do Ministério do Turismo, Kennedy avaliou que outras mudanças devem acontecer. Para ele, Lula não terá sossego enquanto não reorganizar as forças com o Congresso e promover mais mudanças. Apesar de se manter firme na defesa de Rui Costa e Padilha, "ministro fraco em Brasília é complicado", afirmou o colunista do UOL.
O Análise da Notícia vai ao ar às terças, quartas e quintas, às 19h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.