Topo

Leonardo Sakamoto

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Sem o centrão, Bolsonaro prova ser só gerente de loja de blindados velhos

10 ago. 2021 - Desfile de veículos militares blindados na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, na manhã de terça (10) - Gabriela Biló/Estadão Conteúdo
10 ago. 2021 - Desfile de veículos militares blindados na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, na manhã de terça (10) Imagem: Gabriela Biló/Estadão Conteúdo

Colunista do UOL

11/08/2021 09h04

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O voto impresso de Jair Bolsonaro foi enterrado na Câmara do Deputados na noite desta terça (10). Teve de tudo para aprovar a medida: micareta de blindados, humilhação pública dos comandantes das Forças Armadas, pastores e reverendos prometendo o inferno a deputados, policiais militares fazendo ameaças em aplicativos de mensagens, promessas de mais emendas parlamentares.

No fim, não deu. O enredo já estava escrito desde que o ministro da Defesa, general Braga Netto, fez ameaças ao Congresso Nacional em nome da aprovação do voto impresso em julho. A pauta, que já encontrava resistência e quase havia sido engavetada antes do recesso parlamentar, foi ferida de morte pelo recado golpista do militar. Nesta terça, a Câmara deu o tiro de misericórdia.

Aprovar a proposta de mudança à Constituição não era visto apenas como inútil por uma parcela significativa dos parlamentares que foram eleitos pela urna eletrônica e sabem que o presidente abraçou esse tema para tentar tumultuar a eleição do ano que vem.

Mas se o centrão desse aval à PEC após a interferência de Braga Netto ficaria de joelhos aos militares - com quem vivem uma disputa por espaço dentro do governo federal. Vale lembrar que, recentemente, a ida do senador Ciro Nogueira (PP-PI) para a função de primeiro-ministro de Bolsonaro desalojou o general Luiz Eduardo Ramos para a zeladoria do Palácio do Planalto.

Aliados do presidente, os dois principais partidos do centrão, PP e PL, negaram a ele 54 votos para a PEC - 36 deles na forma de "não vai rolar, meu amigo" e outros 18 "opa, não pude ir votar, foi mal".

O PL deu mais votos contra (23), com sete faltas, do que a favor (11). Para entender o que isso significa, o PSDB deu mais votos a favor (14) do que contrários (12), com cinco faltas e o deputado Aécio Neves se abstendo.

No final, isso serve como mais um lembrete de que Jair Bolsonaro, sem o centrão, é apenas o gerente de uma loja de blindados e tanques com problemas graves no carburador. E que diante dos 132 pedidos de impeachment que estão na gaveta do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), é melhor ele se lembrar que não é sócio do centrão, mas um funcionário de luxo.

Enquanto a sociedade estava entretida com o pacote de ameaças de golpe de Estado nas eleições de 2022 caso o voto impresso não fosse aprovado, a mesma Câmara dos Deputados que foi incensada como bastião dos direitos fundamentais na noite desta terça, tem sido responsável por um toque de boiada ambiental, trabalhista e eleitoral que deixaria qualquer gado arrepiado.

A Câmara dos Deputados aprovou, no dia 3, por 296 votos a 136, o projeto de lei que facilita a anistia de quem roubou patrimônio público. Sob a justificativa de ajudar na regularização fundiária de terras da União, o PL 2633/2020 dispensa a vistoria de parte dos imóveis (bastando uma autodeclaração) e permite a regularização de áreas desmatadas ilegalmente, um convite ao crime. Será analisado ainda pelo Senado Federal.

A comissão especial da Câmara dos Deputados criada para analisar propostas de reforma eleitoral aprovou, na noite de segunda, tanto a volta das coligações partidárias para eleições proporcionais quanto a introdução do 'distritão'. Agora, o plenário deve escolher um dos dois ou nenhum deles, ficando entre a cruz e a espada em nome da sobrevivência de uma parte dos deputados.

E na noite deste terça, a Medida Provisória 1045 criada para ajudar empresas durante a pandemia e que ganhou emendas que cortam proteções trabalhistas, reduzem a renda dos trabalhadores, criam categorias de empregados de "segunda classe", cortam pagamentos a jovens e até atrapalham a fiscalização de escravidão contemporânea foi aprovada por 304 votos a 133.

A fumaça dos escapamentos dos blindados da micareta militar presidencial e as promessas golpistas do presidente ajudaram a reduzir as críticas da sociedade ao parlamento por conta disso e muito mais. De certa forma, Jair cumpre sua função do marido fanfarrão que entretém os convidados cuspindo na democracia, enquanto a esposa cuida dos negócios enquanto ninguém está vendo. O casamento perfeito. De todo modo, a votação desta terça mostrou que os 342 votos para alcançar o impeachment estão distantes da realidade. Pelo menos, no curto prazo.