Leonardo Sakamoto

Leonardo Sakamoto

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Zambelli copia estética de propaganda nazista associando palestinos a ratos

A máquina de propaganda nazista de Adolf Hitler retratou judeus na Europa como ratos, vendendo a ideia de que eram praga a ser exterminada. Isso preparou terreno para a execução de milhões em câmaras de gás, fuzilamentos e fome na Segunda Guerra. Depois do holocausto, semoventes que tenham passado pelo banco da escola aprendem o que está por trás dessa associação. Menos a deputada federal bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP).

Em uma postagem em suas redes sociais, nesta quinta (2), Zambelli publicou uma imagem de um rato com a bandeira da Palestina (vermelha, preta, branca e verde, diferente da bandeira do Hamas, que é verde e branca) sendo caçado por uma águia com as flâmulas de Israel e dos Estados Unidos. Ao fundo, prédios de Gaza em chamas. Como legenda, usou um versículo da Bíblia.

Repetiu assim uma estética aplicada como tática de desumanização. Ratos foram empregados sistematicamente por aqueles que queriam retratar seu alvos como algo a ser exterminado na maior parte do século 20, mas sem dúvida as imagens mais bizarras foram produzidas na década de 1930 para representar os judeus na antessala da guerra.

Por exemplo, o Der Sturmer, jornal de propaganda da Alemanha hitlerista, trouxe uma imagem de capa com um nazista envenenando ratos que representavam judeus. Na legenda, afirmava que quando os vermes morrerem, a Alemanha floresceria mais uma vez.

Diante das críticas, alguns de seus seguidores nas redes trataram de justificar que ela estava se referindo apenas aos terroristas do Hamas. Ironicamente, eram desmentidos por outros bolsonaristas que celebravam as mortes em Gaza e associavam moradores do território a pragas.

Até agora, 9.227 foram mortos em Gaza na retaliação do Exército de Israel após mais de 1.400 pessoas serem mortas pelo ataque terrorista do Hamas. O governo de Benjamin Netanyahu vem sendo acusado de crimes contra a humanidade por conta da violência do bombardeio, cerco e invasão a Gaza.

A postagem de Zambelli não incomoda apenas palestinos, mas também muitos judeus por ressuscitar uma das piores práticas da propaganda ideológica. Isso não acaba com guerras, pelo contrário, as semeia, como já vimos na História.

Caso a deputada tenha preguiça de ler a extensa bibliografia sobre o tema ou mesmo os livros escolares que falam desse processo de desumanização, recomendo o genial livro "Maus", de Art Spiegelman, um clássico das histórias em quadrinhos que ganhou o Prêmio Pulitzer. O autor, não à toa, representa os judeus como ratos e os nazistas, gatos. Pode ser civilizatório.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Veja também