Tarcísio 'mete atestado' para Nunes escapar de debater sobre apagão em SP
O governador Tarcísio de Freitas "meteu um atestado" para que Ricardo Nunes pudesse faltar ao debate UOL, Folha e Rede TV, que seria realizado na manhã desta quinta (17). Isso indica que a campanha do prefeito sentiu o impacto do apagão em São Paulo ou duvida da capacidade dele de refutar críticas sobre a atuação de sua gestão e conseguiu um álibi para que ele faltasse, Sim, isso é poda!
Segundo nota da campanha de Nunes, distribuída de madrugada, Tarcísio agendou uma reunião extraordinária no mesmo horário do debate. Justifica que "desde a tempestade de sexta-feira passada, foram desmarcados diversos compromissos da campanha à reeleição, dando prioridade às urgências da Prefeitura".
A questão é que a presença do prefeito no debate, em meio a uma das piores crises que a cidade enfrentou nos últimos anos, seria mais do que um "compromisso de campanha". Estamos falando de uma prestação de contas sobre o que administração municipal vem fazendo para garantir não apenas o restabelecimento da energia elétrica, mas também o ressarcimento dos prejuízos da população e de empresas e, principalmente, para evitar que situações assim se repitam.
Ou seja, Nunes não se furtou a debater com Guilherme Boulos, mas de tratar do apagão com o povo de São Paulo. E Tarcísio, que vinha emprestando seu prestígio para angariar votos ao prefeito, agora o usou para impedir que essas informações fossem prestadas.
A nota da campanha ainda soltou esta: "Estão em vista os cancelamentos de outras agendas eleitorais, por conta das mudanças climáticas previstas para sexta-feira". Creio que o que ela queria dizer é que cancelamentos virão "por conta de eventos climáticos extremos previstos para sexta-feira" ou simplesmente "tempestades", uma vez que o termo "mudanças climáticas" refere-se a, como explica a ONU, "transformações de longo prazo nos padrões de temperatura e clima do planeta", e não a situações pontuais.
Para tratar de um assunto em um debate, é preciso primeiro entendê-lo. O que não parece ser o caso.