Letícia Casado

Letícia Casado

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Lupi sobre revisão da vida toda: decisão da Justiça se acata

O ministro da Previdência, Carlos Lupi, disse à coluna que "decisão da justiça" se acata, ao se referir ao resultado do julgamento do STF (Supremo Tribunal Federal) que derrubou a revisão da vida toda dos aposentados do INSS.

"Decisão da Justiça se recorre enquanto existe possibilidade. Depois da definição, acata-se", disse o ministro por meio de sua assessoria de imprensa.

E acrescentou, no momento, essa seria a única manifestação sobre o tema.

Lupi não quis responder se a pasta tem algum projeto para compensar as perdas dos aposentados que vão se prejudicar com a decisão do tribunal.

O governo federal atuou contra o pagamento aos aposentados por meio da revisão da vida toda. O INSS contestou uma decisão de dezembro 2022 do próprio STF que validava a medida.

De acordo com a equipe do presidente Lula, os gastos com a iniciativa em 2024 seriam de R$ 480 bilhões. O valor é contestado por entidades que representam os aposentados.

A decisão do STF se deu no âmbito de duas ações que discutiam a constitucionalidade de uma lei de 1999 sobre o fator previdenciário que é oposta à revisão da vida toda.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes