Governo apura ataque hacker a sistema de ministérios
O governo federal apura um ataque hacker ao SEI, o sistema de processos administrativos da União. A parte afetada do sistema é utilizada pelo Ministério da Gestão, outras oito pastas e dois órgãos federais.
O incidente de segurança cibernética foi identificado na segunda-feira (22), segundo a coluna apurou com pessoas ligadas ao ministério.
Em nota, o Ministério da Gestão informou que "o incidente se restringiu ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) Multiórgão e algumas funcionalidades do Processo Eletrônico Nacional".
"O SEI dos demais órgãos não foi afetado, assim como os serviços ofertados ao cidadão via Gov.br. As equipes de TI já estão tratando o incidente para que os serviços sejam restabelecidos o mais breve possível", diz o texto.
Em abril, outro sistema do governo federal, o Siafi, utilizado para pagamentos, foi invadido. Ao menos R$ 3,5 milhões foram desviados.
A investigação indicava que o acesso às contas dos gestores havia sido alterado a partir do sistema Gov.br, administrado pelo Ministério da Gestão. Os invasores teriam entrado nos perfis e alterado os acessos.
Deixe seu comentário