Lula ignora Castro no G20 e escanteia eventos do governador do Rio
À frente do governo do Rio, Cláudio Castro (PL) ficou de fora do G20. Aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, também do PL, ele não foi nem sequer convidado por Lula (PT) para participar dos diversos eventos que a Presidência da República organizou entre os dias 14 e 19 na capital fluminense.
Ainda que o G20 seja um fórum entre chefes de Estado —portanto o governador não seria estrela do evento—, esse tipo de deferência faz parte do jogo da política. Um aliado de Castro classificou como "desrespeitoso" o tratamento dado a ele pelo governo federal.
Bem diferente do prestígio alcançado pelo prefeito da cidade, Eduardo Paes (PSD), aliado de Lula. Paes acompanhou, inclusive, a reunião da cúpula de líderes no primeiro dia, na segunda-feira (18). As comitivas também participam dessas reuniões, que não são restritas aos representantes dos países.
O prefeito ainda foi o anfitrião do U20, um evento grande e badalado, que reuniu autoridades nos dias que antecederam à cúpula. A organização do U20 foi coordenada com a estrutura do G20.
Por outro lado, as iniciativas promovidas pelo governo do Rio ficaram de fora da divulgação oficial do G20. Um integrante do governo cita três propostas organizadas sob Castro que foram escanteadas pela organização do G20: Casa G20, Conexão Praia e Conexão 2030. Tudo feito sem o apoio do governo federal e sem a divulgação oficial do G20 —a programação da prefeitura foi divulgada pela organização do evento principal.
O governo do estado atuou no G20 com a parte de segurança pública. Segundo um aliado de Castro, "mais do que gentileza, era obrigação" do governo federal fazer algum gesto ao governador, até porque "toda a nossa estrutura de segurança, drones etc." foi utilizada. A Polícia Militar, que é subordinada ao estado, fez parte do esquema de segurança.
Castro também estava organizando para que uma das sedes do G20 fosse na lagoa Rodrigo de Freitas, mas a iniciativa não teve respaldo do governo federal e acabou não sendo realizada.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.