Topo

Madeleine Lacsko

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Jânio, Jango e até Fidel se relacionaram melhor do que Bolsonaro com os EUA

Colunista do UOL

11/06/2022 08h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na edição desta sexta-feira (10) da Live UOL, comentei o encontro do presidente Jair Bolsonaro com o líder americano, Joe Biden, durante a Cúpulas das Américas, em Los Angeles. A reunião foi descrita como "excepcional" por Bolsonaro, que durante as eleições americanas de 2020, declarou apoio ao ex-presidente Donald Trump.

Durante discurso, Bolsonaro mente ao dizer que Brasil e Estados Unidos já estiveram separados por questões ideológicas. Não sabe, ou omite, que a pior relação entre os dois países acontece no governo dele. O presidente esquece, por exemplo, que os EUA foram o primeiro país do mundo a reconhecer a independência do Brasil.

Desde Dom Pedro I, o país conserva —ou pelo menos conservava, até o governo atual— boas relações com os líderes norte-americanos. Até ex-presidentes como Jânio Quadros e João Goulart, que tinham grande proximidade com países comunistas, conseguiram manter relações mais próximas com os EUA do que Jair Bolsonaro. E até mesmo Fidel Castro conseguiu mais interlocução do que ele.

Nesta edição da Live UOL, falamos também sobre o pedido da PGR, que solicitou à Polícia Federal investigação sobre brasileiros que abordaram o procurador-geral da República, Augusto Aras, durante suas férias em Paris e sobre o apelo de Bolsonaro a empresários do ramo alimentício para que diminuam a margem de lucro na venda de produtos da cesta básica. Ao lado de Felipe Moura Brasil, debato os principais assuntos do país diariamente, das 17h às 18h, com transmissão ao vivo nos perfis do UOL no YouTube, no Facebook e no Twitter.