Topo

Madeleine Lacsko

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

De olho no poder, Freixo aceita Jesus e sapatênis

Colunista do UOL

18/08/2022 00h52

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na Live UOL de hoje (17), falei sobre a modulação do discurso do candidato ao governo do Rio de Janeiro, pelo PSB, Marcelo Freixo.

Depois de escolher a Igreja da Penha para inaugurar oficialmente sua campanha, dizendo que seria bom começar "abençoado e pedindo proteção a Deus", hoje, o candidato causou surpresa ao se declarar contrário à legalização das drogas, uma pauta histórica em sua militância política.

"Não acho que isso vai nos ajudar nesse momento no Brasil", disse Freixo durante uma entrevista, explicando que havia revisto sua posição. O candidato afirmou que, na atual conjuntura, temas como esse "dividem a sociedade", e que, neste momento, os esforços do governo devem ser na direção de investir em políticas sociais, de saúde e na polícia.

Com sua nova roupagem de político moderado e menos radical, Marcelo Freixo tenta quebrar a rejeição entre grupos como evangélicos, policiais e empresários. A mudança de opinião sobre um assunto que sempre defendeu, mostra que, depois de trocar de partido, aceitar Jesus e incluir o sapatênis no visual, o candidato do PSB está disposto a tudo para tentar chegar ao poder.

Na Live UOL de hoje, falamos também sobre o discurso do ministro Alexandre de Moraes, em sua posse como presidente do TSE; da curiosa presença de Carluxo, filho do presidente, na cerimônia; e sobre o comentário de Lula (PT) sobre o "constragimento" de Bolsonaro no evento.

Ao lado de Felipe Moura Brasil, debato os principais assuntos do país diariamente, das 17h às 18h, com transmissão ao vivo nos perfis do UOL no YouTube, no Facebook e no Twitter.