Topo

Madeleine Lacsko

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Lula não vai perder palanque no Nordeste por questões éticas e morais

Colunista do UOL

14/10/2022 19h31

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na Live UOL desta sexta-feira (14), falei sobre a defesa feita pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) do governador afastado de Alagoas e candidato à reeleição, Paulo Dantas (MDB).

Dantas foi alvo de uma operação da Polícia Federal e é apontado como principal beneficiário e "autor intelectual" de um suposto esquema de desvio de verba pública.

Durante comício na capital alagoana, o candidato do PT à Presidência defendeu o governador afastado —até 31 de dezembro, segundo decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça).

"Isso cheira à minha condenação. Por que eu fui condenado? Exatamente para evitar que eu fosse candidato em 2018. Quem é que tem interesse em evitar que você seja candidato? Alguém. Eu não vou dizer o nome. A verdade é que você deve ter um esquema nesse estado que não gosta do governo progressista", disse Lula.

"Que você seja julgado, investigado decentemente. Quando você for julgado e tiverem encontrado alguma prova, aí podem te condenar. Condenar para que você não seja candidato é um erro que já cometeram comigo", acrescentou o petista, que disse também ter sido orientado por aliados a não ir ao estado, mas que jamais deixaria "um companheiro no meio do caminho".

Criticando com frequência as "rachadinhas" ligadas ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e a sua família, Lula revelou que não vê problemas na defesa de um aliado que está sendo acusado do mesmo tipo de esquema.

Com o discurso a favor de Dantas, neste momento da corrida eleitoral, o petista mostra que tem uma certeza: não vai perder seu palanque no Nordeste do país —onde conta com ampla vitória— por causa de questões éticas ou morais.

Na Live UOL, falamos também sobre os erros da militância petista, nas redes sociais; e sobre as primeiras prisões relacionadas a desvios de verbas do orçamento secreto.

Ao lado de Felipe Moura Brasil, debato os principais assuntos do país diariamente, das 17h às 18h, com transmissão ao vivo nos perfis do UOL no YouTube, no Facebook e no Twitter.