Topo

Madeleine Lacsko

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Descarado, Valdemar Costa Neto vira voz de interlocução com radicais

Colunista do UOL

01/12/2022 12h07

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na Live UOL desta quarta-feira (30), falei sobre o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, que afirmou que o presidente Jair Bolsonaro (PL) "não vai deixar seus eleitores na mão".

A declaração foi feita a apoiadores, após um jantar com membros da sigla, em Brasília. Bolsonaro também participou do encontro.

Ao ser questionado por um bolsonarista se "o ladrão" subiria a rampa —uma referência à posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT)— Valdemar Costa Neto respondeu que Bolsonaro "vai dar uma resposta".

"Bolsonaro é homem, pode ter certeza que ele não vai deixar vocês na mão", disse o presidente do PL, que também garantiu que o atual presidente está "animado" e que vai voltar a falar com seus apoiadores em breve.

"Ele está bem, está animado, se levantou, passou o baque. Porque nós não esperávamos que acontecesse esse resultado. Ele agora se recuperou e vamos ver como ele vai se comportar. Ele vai querer atender, vai querer falar com esse pessoal que está na rua, pessoal que ele adora e que adora o Bolsonaro", declarou Costa Neto.

Depois de ter atendido aos desejos do presidente para manter viva a conspiração contra as urnas eletrônicas, de ter sido tratado como adulto e recebido uma multa de R$ 22 milhões por litigância de má-fé, Valdemar Costa Neto talvez não imaginasse o que viria pela frente.

O presidente do PL se transformou na única voz de interlocução com os bolsonaristas mais radicais, enquanto Bolsonaro continua com seu teatro do silêncio.

Na Live UOL, falamos também os pen drives do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) levados ao Qatar; sobre o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, que afirmou que o presidente da Câmara, Arthur Lira não será "cordeirinho" de Lula; e sobre os elogios de Bolsonaro ao ex-presidente do TCU (Tribunal de Contas de União), José Múcio Monteiro, cotado para ser ministro da Defesa do governo Lula.

Com Felipe Moura Brasil, debato os principais assuntos do país diariamente, das 14h às 15h, com transmissão ao vivo nos perfis do UOL no YouTube, no Facebook e no Twitter.