Topo

Madeleine Lacsko

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Ministro da Defesa não pode ser tratado como influencer

Colunista do UOL

03/01/2023 21h31

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na Live UOL, desta terça-feira (3), falei sobre o novo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, que classificou os acampamentos bolsonaristas, que ainda ocupam a frente de alguns quartéis, como uma "manifestação da democracia".

Em entrevista concedida após sua cerimônia de posse, em Brasília, o ministro também afirmou que possui parentes entre os manifestantes e disse acreditar que os grupos de apoiadores do ex-presidente irão "se esvair".

"Eu falo com autoridade porque tenho parentes lá. No de Recife; tenho alguns amigos aqui [em Brasília]. É uma manifestação da democracia. A gente tem que entender que nem todos os adversários são inimigos, a gente tem até inimigos correligionários. Eu acho que daqui um pouquinho aquilo vai se esvair e chegar a um lugar que todos nós queremos", afirmou.

José Múcio também pregou a necessidade de diálogo, afirmando que assume o posto com "espírito conciliador" e lembrou que as Forças Armadas são uma instituição de Estado.

Nas redes sociais, as declarações foram classificadas como "causadoras de mal-estar" entre os petistas —o que comprova que a era das redes e dos algoritmos trouxe uma simplificação intelectual que colocou o debate público no nível mais baixo possível.

Múcio é ministro da Defesa e não pode ser tratado como um influencer lacrador. A declaração que dá —que nem sabemos se representa mesmo o que pensa— é a posição que o cargo de ministro está dando. Uma função da qual se espera ação prática e não jornalismo declaratório ou frases de efeito para ser compartilhadas nas redes sociais.

Com Felipe Moura Brasil, debato os principais assuntos do país diariamente, das 16h às 17h, com transmissão ao vivo nos perfis do UOL no YouTube, no Facebook e no Twitter. Nesta semana, a próxima live será na quinta-feira, voltando ao ar todos os dias, a partir de 9 de janeiro.