Topo

Mauricio Stycer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Jornalistas agredidos: Bolsonaro pediu desculpas ao SBT, mas não à Globo

Colunista do UOL

14/12/2021 18h19

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A agressão de seguranças e apoiadores do presidente Jair Bolsonaro a profissionais da TV Aratu, afiliada do SBT, e da TV Bahia, afiliada da Globo, no domingo (12) em Itamaraju, provocou diferentes reações, tanto das emissoras quanto do governo.

Um aspecto que não mereceu a devida atenção foi a reação de Bolsonaro aos fatos, ocorridos diante dele. O presidente se desculpou pessoalmente com o repórter da afiliada do SBT, mas não com a repórter da afiliada da Globo.

A emissora carioca noticiou que, após as agressões, "somente então a assessoria de imprensa da Presidência chamou os repórteres dos dois veículos para dentro do local. Um dos integrantes da segurança pediu desculpas pelo que havia ocorrido do lado de fora".

Já no SBT, o relato foi assim: "Após o incidente, os jornalistas foram recebidos em outro local. O presidente Bolsonaro e o ministro da Cidadania, João Roma, pediram desculpas pelas agressões".

Procurei as duas emissoras, que repetiram as versões apresentadas no vídeo. "Quem pediu desculpas para os nossos jornalistas foi um dos integrantes da equipe de segurança. Se houve por parte do presidente e do ministro, a gente não tem conhecimento", disse a Globo. "O repórter Chico Lopes da TV Aratu, nossa afiliada, relatou que recebeu pedidos de desculpas diretamente do presidente Bolsonaro ainda no local da confusão. Pouco depois, em outro local, a assessoria de imprensa da Presidência chamou os repórteres e um representante da segurança se desculpou," disse o SBT.

A Globo, ainda no domingo, emitiu uma nota condenando as agressões, se solidarizando com os jornalistas das duas emissoras e cobrando o governo: "Se os seguranças agem por conta própria, a Presidência deve ser responsabilizada por omissão. Se agem seguindo ordens superiores, a Presidência deve ser responsabilizada por atentar contra a liberdade de imprensa e fomentar a violência contra jornalistas".

O SBT só noticiou o fato na segunda-feira (13). Relatou a agressão aos profissionais das duas emissoras, mas não condenou o ato e o classificou como um "incidente". Quanto a isso, a emissora disse nesta terça: "É público no mercado que o jornalismo do SBT não emite opinião e sim informa os fatos".