Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Série da CNN sobre vinhos portugueses promove a marca do dono do canal
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A CNN Brasil estreou neste sábado (15) uma série documental dedicada à produção de vinhos em Portugal. Em quatro episódios, o programa é apresentado pela jornalista Elisa Veeck. O primeiro episódio foi dedicado ao Porto e à região do Douro.
Causou espanto na redação do canal, em São Paulo, que um dos segmentos, com duração de dez minutos, tenha sido sobre o vinho produzido numa propriedade do empresário Rubens Menin, que é dono da CNN Brasil.
Num tom bem mais publicitário do que jornalístico, Elisa Veeck apresentou a "Menin Douro Estates", em Sabrosa. E contou: "Esta quinta tem aproximadamente 140 hectares, o equivalente a 140 campos de futebol. Brasileiros chegaram aqui, viram o coração bater mais forte e decidiram investir nestas uvas".
Entrevistando o enólogo João Alves, que cuida do vinho da propriedade, a repórter explicou: "Foi um longo processo de recuperação destas vinhas porque elas estavam abandonadas e com muitas falhas. Uma responsabilidade que é enorme quando o desafio é produzir vinhos de qualidade e que também mantenham o DNA do chamado terroir da uva."
Na metade da matéria, a apresentadora informou em off: "Essa vinícola pertence ao empresário Rubens Menin, que também é controlador da CNN Brasil". Mas não houve justificativa para a escolha desta vinícola como a única referência da produção de vinhos no Douro.
A primeira e maior parte de "Vinhos de Portugal: Tradição e Tecnologia" tratou da produção de vinho do Porto pela família Symington, uma das maiores do país, dona das marcas Graham's, Cockburn's, Dow's e Warre's.
Abaixo, um trailer do episódio:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.