Topo

Mauricio Stycer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

CNN Brasil conversa com Band e SBT para realizar debate no primeiro turno

Colunista do UOL

26/07/2022 18h10Atualizada em 27/07/2022 15h19

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A decisão da CNN Brasil de suspender o primeiro debate presidencial provocou novas conversas com partidos e emissoras. As discussões pela viabilização de um pool, como sugeriu Lula, candidato do PT, se intensificaram nesta terça-feira (26).

Ontem a CNN comunicou que decidiu suspender a realização dos debates com candidatos à Presidência, que ocorreria em 6 de agosto. "A decisão foi tomada porque as campanhas dos candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) não confirmaram as presenças de ambos", afirmou a emissora em comunicado interno.

A CNN está conversando com a Band e o SBT há semanas. O que tem inviabilizado o acordo, segundo fontes do canal de notícias, é a divisão do protagonismo de cada emissora. A CNN não abre mão que o pool siga o modelo de 1989, de distribuição igualitária entre as emissoras participantes, e também que o sinal do debate seja aberto para todos os veículos que queiram retransmitir o debate, especialmente as educativas.

A Band tem debate agendado para o dia 28 de agosto, e SBT no dia 24 de setembro. Representantes dos dois principais candidatos à Presidência, Lula e Bolsonaro, acompanham as conversas e veem o pool como condição para a participação de ambos. Dificilmente os dois debates vingarão: a campanha de Lula defende dois debates no primeiro turno (o último, na Globo, seria um deles) e um no segundo turno.

Agenda

Antes da desistência da CNN Brasil, e incluindo os eventos que serão transmitidos apenas pela internet, eram nove os debates presidenciais agendados para o primeiro turno:

6.8 - CNN Brasil (suspenso)
9.8 - Jovem Pan
14.8 - Band
2.9 - RedeTV!
8.9 - O Globo, Valor Econômico e rádio CBN
13.9 - TV Aparecida
22.9 - Folha de S.Paulo e UOL
24.9 - SBT (com Estadão, Veja e Nova Brasil FM)
29.9 - Globo

E no eventual segundo turno há previsão de sete:
3.10 - CNN Brasil
4.10 - Band
11.10 - Jovem Pan
13.10 - Folha de S.Paulo e UOL
17.10 - RedeTV!
22.10 - SBT (com Estadão, Veja e Nova Brasil FM)
28.10 - Globo