PF apura extensão da influência de lobista em decisões do STJ
A Polícia Federal apura a extensão de influência de lobista em decisões do STJ (Superior Tribunal de Justiça), afirmou a colunista Natália Portinari no Análise da Notícia desta terça-feira (26).
A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (26) uma segunda operação que mira o lobista Andreson de Oliveira Gonçalves, suspeito de venda de decisões do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e outros tribunais.
Tudo começou com o celular do Roberto Zampieri, um advogado que era parceiro dele e foi assassinado.
O aparelho foi analisado e as mensagens mostravam ali que existem indícios de que tinha um grupo que trabalhava tanto na venda de decisões do TJ de Mato Grosso quanto do TJ de Mato Grosso do Sul e também no Superior Tribunal de Justiça.
Então, o Andreson trabalhava nessas frentes para clientes especialmente do agro e de Cuiabá, para tentar conseguir essas decisões favoráveis a clientes dele.
Natália Portinari
A colunista acrescenta que a esposa do lobista também foi alvo da operação desta terça-feira (26).
Na verdade, não era ele [Andreson] o advogado. Era a mulher dele, que também está entre os alvos hoje de medidas cautelares. A Mirian Ribeiro Gonçalves também está entre os alvos dessa busca e apreensão de hoje e também foi imposto que ela colocasse uma tornozeleira.
E aí a gente tem duas decisões complementares hoje, uma sobre o TJ de Mato Grosso e outra sobre o Superior Tribunal de Justiça. No Superior Tribunal de Justiça, a gente tem indícios de participação de assessores de gabinetes de alguns ministros.
Nessas conversas com o Andreson, o que as mensagens demonstram é que ele tinha acesso antecipado a minutas de votos e ele dizia influenciar nessas minutas de votos dos ministros.
Então, ele era remunerado por isso. E o que ele colocava ali nas mensagens é que ele estava influenciando ali no trabalho desses gabinetes, desses assessores.
Natália Portinari
Portinari acrescenta que, com essas buscas e apreensões de hoje, a PF espera aprofundar as investigações sobre o STJ.
[O objetivo é] entender até que ponto esses assessores tinham a colaboração de outras pessoas dentro do gabinete, nas comunicações que eles faziam com o lobista.
E também aprofundar um pouco a parte do financeiro, porque isso é outra questão que também não se sabe ainda. Por quem esses pagamentos passavam, quem exatamente recebia dinheiro.
Natália Portinari
O Análise da Notícia vai ao ar às terças e quartas, às 13h e às 14h30.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64) e no UOL Play.
Veja abaixo o programa na íntegra:
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.