Topo

Pra começar a semana

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Bolsonaro vai à Rússia - e outros destaques da semana

Presidente Jair Bolsonaro deve embarcar para a Rússia no início da semana - Reprodução/Facebook
Presidente Jair Bolsonaro deve embarcar para a Rússia no início da semana Imagem: Reprodução/Facebook

Graciliano Toni

13/02/2022 18h02Atualizada em 26/05/2022 11h05

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Esta é parte da versão online da edição deste domingo (13/2) da newsletter Pra Começar a Semana. Para assinar o boletim e ter acesso à agenda completa de eventos, clique aqui.

A semana começa com Bolsonaro indo se reunir com Vladimir Putin em dias de alta tensão, provocada pela movimentação de tropas russas na fronteira da Ucrânia. Se os EUA estiverem certos, é a época errada para estar na região, pela iminência de uma invasão (o que significaria guerra; quer entender o pano de fundo da encrenca?). Depois da Rússia, Bolsonaro vai à Hungria.

...............
Se o sistema desta vez for mais robusto, a partir de amanhã (segunda) será possível tentar de novo descobrir se sobrou dinheiro esquecido em algum banco. O Banco Central alerta para ter cuidado com fraudes.
...............
Ao longo da semana tropas da Força Nacional se deslocam para Mato Grosso, para atuar na segurança de duas terras indígenas, a Kawahiva e a Piripkura. Pode sair no Ministério da Justiça operação que pretende pegar os "peixes grandes" do desmatamento na Amazônia. No ano passado, a ação foi voltada a queimadas.
...............
O plenário da Câmara pode votar o projeto de lei que libera jogos de azar - a data ainda não foi marcada. A chance de aprovação é alta, apesar da oposição da bancada evangélica. A CNBB também disse que é contra.
...............
O MEC pode responder ao questionamento do STF sobre a queda no orçamento das universidades federais. O prazo dado por Luís Roberto Barroso para as explicações vence na semana que vem.
...............
De olho na corrida eleitoral, o TSE renova na terça parceria com as principais plataformas digitais (Google, WhatsApp, Facebook, Instagram, YouTube, Twitter, TikTok e Kwai) para combater fake news.
...............
Também na terça, os metroviários de São Paulo fazem assembleia para discutir se entram em greve.
...............
Estreia nos cinemas na quinta Licorice Pizza, filme com três indicações ao Oscar, É um drama romântico com toques de comédia, que conta a história de dois jovens vivendo os altos e baixos do primeiro amor.
...............
O UOL acompanha a evolução da pandemia, com destaque para os números e novidades na vacinação (Doria anunciou a aplicação da quarta dose na população em geral, mas não falou em data, e há divergência na equipe do governo e dúvidas sobre a prioridade da medida). A curva da ômicron em outros países indica que deve começar no Brasil queda no número de casos e de internações.
...............
Também deve haver novidades no caso do assassinato de Moïse Kabagambe, depois de a família ter dito que teme assumir a gestão do quiosque que foi local do crime.
...............
Estreia amanhã no UOL Esporte a marcação homem a homem dos jogadores brasileiros selecionáveis para a Copa. A primeira análise é sobre Philippe Coutinho, para quem parece ter feito bem a mudança para o futebol inglês.
...............
Na terça, Neymar volta ao campo pelo PSG, contra o Real Madrid. Jogaço.
...............
Clássico no Brasil só no domingo, Santos X São Paulo.
...............
E também no domingo é o encerramento das Olimpíadas de Inverno.
...............
No Corinthians, os grandes assuntos são a busca pelo novo técnico e o caso Robson (ex-Bambu), acusado de violência sexual. Outro time atrás de treinador é o Botafogo-RJ.
...............
Reportagem do UOL aborda o aumento dos gastos do São Paulo com o elenco.
...............
Continuam os lançamentos de carros de Fórmula 1 para a temporada deste ano, com Alpha Tauri amanhã, Ferrari na quinta e Mercedes na sexta. Outras equipes já mostraram suas novidades, caso da Aston Martin, que até levou um carro para a pista. O regulamento obriga a muitas mudanças, e os pilotos devem sentir a diferença.
******************
Para quem quiser comemorar duas vezes, amanhã é Valentine's Day, o Dia dos Namorados nos EUA e em alguns outros países.
...............
Contagem regressiva para o Carnaval, no fim do mês. Meio prejudicado, mas feriadão para muita gente.
...............
Faltam 230 dias para o primeiro turno das eleições.
...............

Boa semana

******************

LEIA MAIS NA NEWSLETTER

A edição deste domingo da Pra Começar a Semana traz ainda os destaques da semana na Liga dos Campeões, detalha os julgamentos mais importantes do STF (Supremo Tribunal Federal), mostra a movimentação da Alemanha na crise internacional entre Rússia e Ucrânia e mais.

Assinante UOL tem acesso a todos os conteúdos exclusivos do site, newsletters, blogs e colunas, dicas de investimentos e mais. Para assinar a newsletter Pra Começar a Semana e conhecer nossos outros boletins diários e semanais, clique aqui.