Pra começar a semana

Pra começar a semana

Siga nas redes
Reportagem

Forças Armadas ganham poder de polícia em 3 portos e 2 aeroportos

Esta é a versão online da newsletter Pra Começar a Semana enviada hoje (05). Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber dez newsletters exclusivas toda semana.

********

GLO vale por seis meses. Militares da Aeronáutica, Exército e Marinha começam a trabalhar nesta segunda (6) em missão de GLO (Garantia da Lei e da Ordem) que busca fortalecer o combate aos crimes de tráfico de drogas e de armas, entre outros delitos, em portos e aeroportos estratégicos do país. Cerca de 3,7 mil militares terão poder de polícia, em ações preventivas e repressivas, nos portos do Rio de Janeiro e Itaguaí (RJ), e também no porto de Santos (SP), além de atuarem nos aeroportos internacionais do Galeão (RJ) e de Guarulhos (SP). O decreto assinado pelo presidente Lula foi publicado em 1º de novembro, e a GLO se estende até 3 de maio de 2024. Leia aqui. A Força Naval vai empregar 1.900 militares, com embarcações e viaturas blindadas.

No Senado, a Comissão de Constituição e Justiça deve discutir e votar a reforma tributária na terça (7). O senador Eduardo Braga (MDB-AM) apresentou o seu substitutivo da proposta em 25 de outubro, e a votação do texto deve ir ao plenário ainda esta semana. Veja os próximos passos.

Os brasileiros que continuam aguardando autorização para deixar a Faixa de Gaza por Rafah, no Egito, tinham esperança de começar a retornar ao Brasil em breve, até quarta (8), segundo as negociações da diplomacia brasileira e estrangeira, mas as saídas de Gaza foram suspensas. Os dias em Khan Younis para o grupo só pioram, com falta de água e comida.

*********************************

Ponte-aérea. Na segunda (6), o Almoço-Debate LIDE recebe o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), a partir das 12h no Hotel Palácio Tangará, em São Paulo. Evento empresarial, o almoço reúne gestores públicos e privados.

Reinaldo Azevedo e Fabíola Cidral em "Olha Aqui!" Nos textos e programas para rádio, TV e internet, o colunista Reinaldo Azevedo costuma fazer perguntas para si mesmo. É uma forma de pensar, de dar tempo para a elaboração das respostas: sobre política e economia, no Brasil e no mundo. Nesta segunda (6), às 13h, estreia no UOL o programa Olha Aqui!, em que Reinaldo vai analisar as notícias do dia com a interlocução da apresentadora Fabíola Cidral.

Brasileirão com emoção. Na segunda (6), dois jogos: às 19h, Vasco x Botafogo; às 21h, Santos x Cuiabá. Com a vitória no sábado (4), o Palmeiras alcançou o Botafogo na liderança. Acompanhe a atualização da tabela do campeonato.

Continua após a publicidade

Tenista top 10. Bia Haddad volta a ocupar a 10ª posição no ranking mundial na segunda (6). Ela dependia da pontuação de outra tenista para retornar à melhor posição de sua carreira, conquistada logo após o torneio de Roland Garros neste ano. Leia em Tenis Brasil.

Futebol inglês. Tottenham enfrenta o Chelsea às 17h de segunda (6).

Aílton Graça no Roda Viva. Em cartaz nos cinemas como protagonista de "Mussum, o Filmis", o ator Aílton Graça é o entrevistado de segunda (6) do programa Roda Viva, na TV Cultura, a partir das 22h.

********************************

Falta a ata. O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central publica às 18h de terça (7) a ata da reunião que reduziu os juros da taxa Selic para 12,25% ao ano. O ciclo de baixa nos juros teve início em agosto. Para dezembro, o Copom prevê nova redução de 0,5 ponto percentual.

Pressão da defesa. No STF, termina na terça (7) o julgamento virtual de mais seis réus acusados de crimes cometidos nos atos golpistas de 8 de Janeiro. Advogados reclamam à OAB que o modelo virtual, com sustentações gravadas e sem debate entre magistrados, reduz as prerrogativas da defesa dos réus.

Continua após a publicidade

Atraso. A Comissão Mista de Orçamento da Câmara deve votar na terça (7) o relatório preliminar da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2024. Na semana passada, foi adiada a apreciação do texto do relator Danilo Forte (União Brasil-CE). Leia aqui.

STF contestado. O plenário do Senado pode votar entre terça (7) e quarta (8) a PEC (proposta de emenda à Constituição) que limita decisões monocráticas do STF, entre outras novidades polêmicas. A relatoria é do senador Esperidião Amin (PP-SC) e as mudanças têm apoio da oposição ao governo Lula e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Perda de mandato. O TSE retoma na terça (7), às 19h, o julgamento que pode levar à perda de mandato do deputado federal Marcelo de Lima Fernandes, do PSB de São Paulo, por desfiliação do Solidariedade sem justa causa e fora de prazo.

Prestações limitadas. O Banco Central promete apresentar na terça (7) um estudo sobre o impacto do limite de 12 parcelas para pagamento sem juros no cartão de crédito.

Champions League. Na terça (7), tem Borussia Dortmund x Newcastle e Shakhtar Donetsk x Barcelona às 14h45; às 17h, jogam Milan x PSG e Manchester City x Young Boys. Na quarta (8), mais quatro jogos às 17h: Bayern de Munique x Galatasaray; Copenhagen x Manchester United; Arsenal x Sevilla e Real Madrid x Braga.

Prêmio Multishow. Com Tatá Werneck, Ludmilla e Tadeu Schmidt de mestres de cerimônia, o 30º Prêmio Multishow ganha exibição na TV aberta e outros canais da rede Globo na noite de terça (7). São 23 categorias premiadas, entre elas álbum do ano, artista revelação e DJ do ano. Veja os shows no palco.

Continua após a publicidade

********************

FGTS em discussão. O STF (Supremo Tribunal Federal) deve retomar na quarta (8) o julgamento sobre a legalidade do uso da Taxa Referencial para a correção das contas do FGTS. Também está na pauta dos ministros o julgamento que discute a exigência de separação judicial prévia para a configuração de divórcio. O placar está em 2 a 2.

Amores proibidos. Com a presença do pastor Silas Malafaia, a Comissão da Previdência, Assistência Social e Família da Câmara dos Deputados debate na quarta (8) a proibição do registro de união poliafetiva.

Brasileirão. Cinco jogos na quarta (8): às 19h, o Internacional enfrenta em casa, no Beira-Rio, o Fluminense, novo campeão da Libertadores, e o América-MG encara o Coritiba no estádio Independência; às 20h, tem Athletico x Fortaleza e São Paulo x Red Bull Bragantino; às 21h30, Flamengo x Palmeiras.

**********************

"Tia Virgínia" chega aos cinemas. A paulista Vera Holtz ganhou o prêmio de melhor atriz no Festival de Cinema de Gramado por "Tia Virgínia", filme em que ela contracena com Louise Cardoso e Arlete Salles. A direção é de Fabio Meira. Em entrevista a Splash, Vera falou sobre oportunidades trabalho em novelas, cinema e teatro, e "crushes platônicos" na maturidade. "As avós são mulheres que podem se apaixonar". Leia aqui.

Continua após a publicidade

Brasileirão. Na quinta (9), jogam às 19h Goiás x Santos e Corinthians x Atlético-MG, e às 20h, Bahia x Cuiabá e Botafogo x Grêmio.

Cientistas pela paz. 10 de novembro é Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento, comemoração instituída pela Unesco em 2001. Veja as datas e feriados de novembro.

Futebol saudita. Os jogos da sexta (10) são Al Hilal x Al-Taawoun, às 12h, e Al-Ittihad x Abha, às 15h. No sábado (11), Al-Wehda enfrenta Al-Nassr às 15h.

Brasil x Coreia do Sul. No piso de saibro, Brasília será sede de um duelo do tênis feminino, Brasil contra a Coréia do Sul, com partidas na sexta (10) e sábado (11). A Billie Jean King Cup acontece na Arena BRB, no Distrito Federal.

********************************

Brasileirão. Às 16h de sábado (11), tem Coritiba x Cruzeiro; às18h30, Flamengo x Fluminense e, às 21h, Palmeiras x Internacional.

Continua após a publicidade

Futebol francês e espanhol. No sábado (11), tem Reims x PSG às 13h, e Real Madrid x Valencia às 17h.

Boa semana!

********

LEIA MAIS NA NEWSLETTER

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes