Raquel Landim

Raquel Landim

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Lula só decidirá futuro do ministro Juscelino quando voltar do exterior

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva só vai decidir sobre a permanência ou não do ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil-MA) no cargo quando voltar do exterior, apurou a coluna com duas fontes no Palácio do Planto.

Lula embarca nesta quarta-feira (12h) à tarde para a Suíça onde participa de reunião da Organização Internacional do Trabalho (OIT) amanhã. Depois vai para Borzo Enaglia, na Itália, integrar a reunião do G-7. Ele retorna no sábado.

Juscelino foi indiciado pela Polícia Federal sob suspeita dos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção passiva, falsidade ideológica e fraude à licitação em um esquema de desvio de recursos para pavimentação de estradas. O relator do caso no Supremo Tribunal Federal é o ministro Flávio Dino.

Juscelino vinha na berlinda há bastante tempo por diversas suspeitas de corrupção, incluindo essa investigação, que revelou, por exemplo, o asfaltamento de uma estrada que dá acesso à fazenda da sua família. Lula, no entanto, optou por manter o ministro por pressão do Congresso. Só que agora ele está formalmente indiciado.

Segundo apurou a coluna, a reação dos parlamentares promete ser forte, já que Juscelino tem o apoio do seu partido, o União Brasil, e é próximo de políticos influentes, como o senador David Alcolumbre (União Brasil - AP) e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Lula tem um histórico de lentidão para a troca de ministros. A ex-titular da pasta do Turismo, Daniela Carneiro (União Brasil - RJ) ficou semanas sob especulações até finalmente ceder espaço para o atual titular, Celso Sabino (União Brasil - PA).

O presidente também enfrenta um momento delicado de relações com o Congresso, que ameaça votar pautas solicitadas pela oposição e impor novas derrotas ao governo às vésperas das eleições municipais. Está prevista para breve a equiparação do aborto após a 22 semana ao homicídio e a proibição de delação de réu preso.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes