Raquel Landim

Raquel Landim

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Chavistas convocam manifestações de rua e ameaçam conter atos de opositores

O presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Jorge Rodríguez, convocou manifestações de rua nesta terça-feira (30) para celebrar a "vitória" de Nicolás Maduro.

Em pronunciamento público e vídeo divulgado em redes sociais, Rodríguez chama os partidários do governo em Caracas para passeatas desde vários pontos da capital até o Palácio de Miraflores. O horário marcado é 14 horas.

Ele também pede que seus partidários organizem protestos semelhantes em outras cidades. Rodríguez é uma das figuras mais influentes do chavismo.

"Convocamos todo nosso povo para grandes marchas amanhã às duas da tarde. Vamos celebrar a vitória e também defender a democracia", disse Rodríguez.

"Por mais que neguem os meios de comunicação, somos a maioria. E vamos defender a paz, inclusive para vocês que estão organizando atos de violência", completou.

Rodríguez, que preside o principal órgão do Legislativo venezuelano, também ameaçou conter manifestações semelhantes da oposição.

"Atos de violência vão ser desativados com os recursos que a lei nos permite", afirmou.

O procurador-geral da República, Tarek William Saab, está acusando os líderes opositores María Corina Machado, Leopoldo López e Lester Toledo de estarem por trás da suposta tentativa de ataque hacker, com objetivo de adulterar o resultado da votação. Hoje apenas Corina está no país.

As manifestações desta terça-feira podem ser um importante termômetro para testar a popularidade do chavismo e do governo Maduro.

Continua após a publicidade

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE), que sofre forte influência do governo, afirma que Maduro venceu as eleições de domingo (28) com 51% dos votos. A oposição alega que o vitorioso foi Edmundo Gonzalez com mais de 70%.

Diversos países, incluindo o Brasil, e observadores estrangeiros estão pedindo a divulgação dos boletins detalhados das seções eleitorais.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes