Raquel Landim

Raquel Landim

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Corina Machado agradece Brasil mesmo após abstenção na OEA sobre Venezuela

A principal líder da oposição na Venezuela, María Corina Machado, cumprimentou o embaixador do Brasil na OEA (Organização dos Estados Unidos Americanos), Benoni Belli, por continuar insistindo na publicação das atas eleitorais e na verificação dos resultados das eleições de domingo.

A publicação feita por Corina nas redes sociais na noite desta quarta-feira (31) vem mesmo após o governo brasileiro se abster junto com México, Colômbia e outros 14 países sobre uma resolução que cobrava mais transparência do processo eleitoral da Venezuela. A resolução terminou não sendo aprovada pela OEA.

Segundo apurou a coluna com diplomatas brasileiros, Corina estava sendo informada do esforço brasileiro ao longo do dia de tentar encontrar consenso entre os diversos países e que "não é segredo" que o Brasil dialoga com o governo de Nicolás Maduro e também com a oposição.

Fontes diplomáticas explicam que o Brasil se absteve não por conta da exigência de transparência, mas porque alguns países exigiam na inclusão de uma fórmula de verificação sobre a qual foi impossível encontrar consenso neste momento.

Na rede X, Corina agradeceu ainda o Brasil por assumir a representação diplomática e consular da Argentina na Venezuela e garantir a integridade dos membros da oposição que estão asilados no local. "Isso pode contribuir para avançar num processo de negociação construtiva e efetiva com o respaldo do Brasil", afirmou.

A líder de oposição reiterou sua disposição de "participar de uma negociação séria e urgente, para um entendimento entre as partes, que facilite uma transição ordenada que respeite a vontade expressa no dia 28 de julho pelos cidadãos da Venezuela".

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes