Raquel Landim

Raquel Landim

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Justiça derruba novos vídeos de Marçal contra Boulos após matéria do UOL

A Justiça derrubou, parcialmente, novos vídeos do candidato Pablo Marçal (PRTB) com insinuações, sem provas, de que o adversário Guilherme Boulos (PSOL) tenha envolvimento com drogas.

A coluna revelou no último domingo (13) que Marçal estava driblando uma decisão judicial que havia impedido sua campanha de fazer alusões contra o candidato do PSOL.

Depois da publicação da reportagem, a campanha de Boulos entrou com um pedido de extensão da liminar anterior, que foi parcialmente deferido pelo juiz eleitoral Rodrigo Marzola Colombini.

Ele determinou que as plataformas Instagram, X e Tik Tok retirem do ar, em 24 horas, duas postagens sobre o assunto, mas manteve uma terceira.

Na primeira postagem, Marçal repete a cena em que imita alguém que cheira cocaína e cita o candidato do PSOL, mas coloca um emoji de resfriado e sugere que a interpretação "equivocada" foi da imprensa com manchetes de veículos.

De acordo com o juiz, "o requerido novamente se refere ao autor Guilherme Boulos como usuário de entorpecentes".

Na segunda postagem, Marçal questiona num post: "quem você prefere que governe São Paulo? O bonitão ou o aspirador de pó?". Nessa publicação, ele não cita Boulos diretamente.

O juiz entendeu que Marçal "faz referência implícita ao candidato Boulos como aspirador de pó".

Na terceira postagem, o candidato do PRTB questiona "é isso que vocês querem para São Paulo?", coloca a manchete da decisão da Justiça de proibir os ataques, e também um vídeo antigo de Boulos defendendo a descriminalização das drogas.

Continua após a publicidade

O magistrado manteve essa publicação no ar e indeferiu a liminar. "Não verifico ilegalidade ou abusividade (..) Não verifico em requerido vídeo propaganda negativa em relação ao autor, ao contrário, esse último vídeo está inscrito no exercício da liberdade de expressão e comunicação", escreveu.

No debate da TV Bandeirantes na quinta-feira (8), Marçal insinuou, sem provas, que o candidato do PSOL usaria cocaína. Ele fez um gesto com o nariz e apontou para Boulos. E também disse que ele frequentava "biqueiras".

Boulos rebateu dizendo que Marçal é um "psicopata", que acredita nas próprias mentiras.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.